Incêndios atingiram, na terça-feira (4), a região da Chapada dos Veadeiros. O Corpo de Bombeiros disse que o fogo começou no dia anterior após a queda de raios. Segundo a corporação, as chamas já atingiram 60 hectares no Morro da Baleia e no Jardim de Maytrea, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.
Ao todo, atuam no incêndio: 50 brigadistas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); além de 12 militares dos bombeiros; trabalhadores do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama; além de voluntários.
De acordo com uma nota divulgada pelo comando unificado do ICMBio, Prevfogo do Ibama e Corpo de Bombeiros, quatro destes incêndios foram causados por raios e dois deles têm causa desconhecida.
Coordenador da Operação Cerrado Vivo do Corpo de Bombeiros, coronel Hélio Cristiano do Carmo conta que o combate às chamas é feito de forma conjunta com outras equipes e brigadistas.
“As brigadas tem nos apoiado sempre, tanto ICMBio, tantos os brigadistas da cidade e do parque. É muito importante essa ação conjunta”, disse o coronel.
O secretário Ismael Neiva, da secretaria de Meio Ambiente de Alto Paraíso de Goiás, informou, na noite desta terça-feira, que existe um plano operativo criado pelo ICMBio, Ibama, Corpo de Bombeiros e brigadas voluntárias, que é dará um “norte” para a atuação conjunta das equipes no combate ao fogo.
“Estamos com vários focos de incêndio em Alto Paraíso e região. O Corpo de Bombeiros, o Prevfogo do Ibama e o ICMBio estão em reunião neste momento, no prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para avaliação da situação”, disse.
Fonte: G1