Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Indústria goiana cresce em agosto e fica em 5º lugar no País
Cidades

Indústria goiana cresce em agosto e fica em 5º lugar no País

RedaçãoPor Redação12 de outubro de 2022
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Enquanto a produção industrial recua 0,6% no País, Goiás se destaca com boa performance puxada por vários setores. Se comparado a agosto do ano passado, o crescimento alcança 4,5%

A indústria goiana cresceu 4,5% no mês de agosto desse ano, comparando o resultado com o mês de agosto de 2021. Essa é a quarta alta consecutiva, segundo levantamento da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça-feira (11/10). Já em relação ao mês de julho desse ano, a produção industrial do Estado no mês de agosto apresentou crescimento de 1,8% e ficou em 5º lugar no País. De janeiro a agosto de 2022, a indústria goiana acumula alta de 1,7%.

Conforme os dados, no Brasil, a produção industrial de julho para agosto desse ano caiu em sete dos 15 locais pesquisados, e o índice nacional recuou 0,6%. As expansões mais intensas foram no Amazonas (7,0%), Rio de Janeiro (3,3%), São Paulo (2,6%), Mato Grosso (2,1%) e Goiás (1,8%).

A fabricação de produtos alimentícios puxou a alta de agosto, com crescimento de 9,5% no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Trata-se da segunda alta consecutiva, puxada pela produção de óleo de soja refinado, açúcar cristal, resíduo da extração de soja, óleo de soja em bruto e açúcar VHP (açúcar bruto).

Já a indústria de fabricação de produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) cresceu 19,1%, sexta alta consecutiva, principalmente com o aumento da produção de estruturas de ferro e aço em chapas ou em outras formas, latas de ferro e aço para embalagem de produtos diversos e esquadrias de alumínio. Em seguida, aparece a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis com alta de 4,0% no mês, atingindo a quarta alta consecutiva em 2022. Resultado que gera acúmulo positivo de 2,8% no ano.

A indústria extrativa teve a 16ª alta consecutiva no Estado. Ela alcançou 3,3%, acumulando 8,5% e 13,6% no ano e em 12 meses, respectivamente. O avanço é devido ao aumento da extração das castinas e pedras calcárias, pedras britadas e amianto em fibras ou em pó.

O governador Ronaldo Caiado reforça os investimentos feitos pelo Estado de Goiás e também os incentivos direcionados ao setor. “Com o maior número de abertura de empresas, temos aumento na produção industrial”, pontua.

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, destaca os dados positivos. “Seguimos em crescimento. O nosso trabalho para atração de empresas nacionais e estrangeiras tem fortalecido a nossa indústria”, diz o secretário.

Brasil
A produção industrial caiu 0,6% entre julho e agosto. Na comparação com agosto de 2021, houve crescimento de 2,8%. No ano, a indústria acumula queda de 1,3% e, em 12 meses, de 2,7%. Entre as atividades com expansão na produção, veículos automotores, reboques e carrocerias (10,8%), máquinas e equipamentos (12,4%) e outros produtos químicos (9,4%) exerceram os principais impactos.

Ainda na comparação com julho, bens de consumo semi e não duráveis (-1,4%) e bens intermediários (-1,4%) tiveram taxas negativas, com ambas eliminando parte dos avanços do mês anterior: 1,5% e 1,8%, respectivamente. Por outro lado, houve altas nos setores de bens de consumo duráveis (6,1%) e de bens de capital (5,2%), com o primeiro voltando a crescer após recuar 6,7% em julho e o segundo interrompendo dois meses consecutivos de queda, período em que acumulou perda de 5,2%.

Foto: Rodrigo Cabral

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorPolícia Militar evita incêndio e salva vida de criança em Alvorada do Norte-GO
Próximo Matéria Vítimas de capotamento presas às ferragens são resgatadas por Policiais Militares e equipe do SAMU, na zona rural de Alvorada do Norte-GO
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Caminhão-baú sai da pista e é retirado por Amarok na BR-020, próximo ao Rosário

28 de novembro de 2025

Justiça Itinerante do TRE-GO leva serviços a Damianópolis e Alvorada do Norte-GO entre 1º e 3 de dezembro

26 de novembro de 2025

Emater Goiás divulga municípios vencedores no Prêmio Goiás Agro

26 de novembro de 2025

Goiás atinge volume de obras histórico

25 de novembro de 2025

Receita Federal doa produtos apreendidos em operações para associação parceira do projeto Raízes Kalungas no Nordeste Goiano

25 de novembro de 2025

Hospital Estadual de Formosa-GO ultrapassa mil partos humanizados

25 de novembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Ação da PM resulta na apreensão de droga durante operação em Posse-GO

28 de novembro de 2025

Caminhão-baú sai da pista e é retirado por Amarok na BR-020, próximo ao Rosário

28 de novembro de 2025

Moradores registram fumaça saindo de dentro de prédio de obra abandonada de UPA em Posse-GO

27 de novembro de 2025

Carro cai de cima de caminhão-guincho após veículo rodar durante chuva na BR-020, em Flores de Goiás

27 de novembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.