InícioCidadesIntegrante da Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano assumirá a...

Integrante da Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano assumirá a Cadeira nº 28 da Academia Goianiense de Letras

Mestra em Letras e Críticas Literárias pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, a escritora Elizabeth Abreu Caldeira Brito será empossada no dia 16 de fevereiro, às 10h, na Cadeira nº 28 da Academia Goianiense de Letras (AGnL), em Goiânia.

É graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás, em 1978, e em Psicologia pela PUC Goiás, 1983, com pós-graduação nessas duas áreas.

Além disso, tem experiência nas áreas de Educação, Educação Física e Psicologia, com ênfase em Educação Especial; foi professora convidada dessa universidade e em diversos colégios da capital; e atuou como coreógrafa de balé contemporâneo e jazz em várias academias de dança de Goiânia. Sócia titular e 3ª vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, publicou 16 livros, dos quais seis como organizadora, e tem livros em prosa e versos (em três idiomas: português, espanhol e francês).

Foi articulista semanal do jornal “Diário da Manhã”, de agosto de 2008 a setembro de 2011, e manteve a página Oficina Poética, dedicada às artes visuais e à poesia, de janeiro de 2012 a junho de 2019. Foi conselheira e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia, e conselheira do Conselho Municipal de Cultura, também de Goiânia. Recebeu o Título de Liderança Destaque de 2019 da PUC-Goiás; o Diploma de Destaque Cultural do Ano de 2009, do Governo de Goiás; a Medalha Regina Lacerda – Folclore, da Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores (UBE-GO), igualmente em 2009; e o Troféu Buriti 2017, da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia. Participou de encontros Culturais e/ou científicos no Chile, Peru, Argentina, Equador, Portugal, Espanha e Itália. É “Doctor Honoris Causa” pela República del Perú e Universidad Peruana de Ciências e Informática. É verbete em alguns trabalhos críticos goianos e, também, na obra “Dicionário de Mulheres”, de Hilda Agnes Hübner Flores. 

Integra a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG), da qual é 1ª vice-presidente; a Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes (ATLECA), sendo também 1ª vice-presidente); a Academia de Letras e Artes de Inhumas (ALCAI); a Academia Belavistense de Letras, Artes e Ciências (ABLAC) e a Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano (ALANEG). É Diretora Regional, Goiânia, do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCi); e associada da UBE-GO. Teve projetos aprovados pela Lei de Incentivo Cultural do Município de Goiânia, por duas vezes, e pela Lei Aldir Blanc. 

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA