A Prefeitura de Guarani de Goiás, no nordeste goiano, terá somente um candidato nas eleições de 2024. Trata-se do atual prefeito Janézio (MDB). Eleito em 2020, o político reuniu para 2024 uma coligação com MDB, PL e UNIÃO BRASIL.
Pela primeira vez na história, o município de Guarani de Goiás terá apenas um único candidato ao cargo de prefeito.
O alto índice de aprovação do prefeito reflete o momento positivo que ele vive, Janézio entregou obras e serviços que atendem a população. Toda essa força também é evidenciada no baixo índice de rejeição de apenas 3,8%, o gestor chegou a 94% de aprovação.
Segundo informações, a força de Janézio é tanta, que a oposição decidiu não lançar nenhum candidato para concorrer contra ele.
Conforme a Lei eleitoral, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um para ser eleito. No entanto, como votos em branco e nulos não contam como válidos, nesse caso é necessário apenas um único voto válido para que o candidato seja eleito. Na prática, portanto, o candidato precisa apenas votar em si.
A possibilidade de o candidato não ser eleito é se tiver o pedido de candidatura negado ou se desistir por algum motivo. Em casos como esse, a Justiça Eleitoral deve convocar novas eleições.
Na eleição de 2020, Janézio teve 59,01% dos votos. Foram 2.027 votos no total, derrotando Doutor Quinha, que ficou em segundo lugar com 40,99% (1.408 votos).