InícioCidadesManicure que perdeu o olho após ser agredida pelo ex luta há...

Manicure que perdeu o olho após ser agredida pelo ex luta há quase 2 anos por cirurgia na rede pública, em Formosa-GO

A manicure Marília de Oliveira Santos, de 37 anos, denunciou que luta há quase dois anos à espera de uma cirurgia plástica na pálpebra, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Marília contou que perdeu o olho direito após ser agredida pelo ex-marido e não tem dinheiro para pagar o procedimento na rede particular.

“Me sinto frustrada. Estou esperando essa cirurgia tem muito tempo, eu sofro muito porque a questão do meu olho me incomoda muito. Todo lugar que eu passo as pessoas me veem”, desabafou.

Marília detalhou que foi agredida pelo ex em dezembro de 2019 e passou por uma cirurgia de retirada do olho direito em janeiro de 2020. A ela contou que em fevereiro de 2021, a Secretária de Saúde de Formosa fez o pedido de avaliação para cirurgia plástica na regulação de Goiânia.

Em nota, a Central de Regulação de Goiânia informou que o procedimento já foi autorizado e, tão logo a vaga seja disponibilizada por parte do prestador, a paciente será regulada.

Enquanto espera, Marília lamentou que sofre com as marcas da violência, sem um dos olhos.

“Eu preciso da cirurgia para me sentir melhor, para minha autoestima e meu dia a dia. Eu queria que minha cirurgia já tivesse saído para pelo menos apaziguar o trauma que eu tive”, disse.

Impasse

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) disse que não há pedidos de consulta ou cirurgia no nome da paciente na rede pública estadual. Segundo a secretaria, a paciente não está na fila pela SES porque Formosa não lançou o pedido para a regulação estadual.

Pedido de encaminhamento para avaliação de cirurgia plástica na pálbebra, em Formosa, Goiás — Foto: Marília dos Santos/Divulgação
Pedido de encaminhamento para avaliação de cirurgia plástica na pálbebra, em Formosa, Goiás — Foto: Marília dos Santos/Divulgação

A pasta explicou que Formosa e outros municípios de Goiás mantém pactuação e compra de serviços via Programação Pactuada Integrada (PPI) com a SMS Goiânia, para lançar pedidos de especialidades, como consultas, exames e cirurgias que não possuem na própria rede.

“A paciente também deve procurar a SMS de Formosa, pois existe a especialidade cirurgia plástica na rede SES, porém a SMS de Formosa tem que cadastrar o pedido para proceder à regulação e respectiva fila”, descreveu a nota (leia completa abaixo).

A reportagem pediu um posicionamento ao secretário de saúde de Formosa, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria.

Trauma

Na época da agressão, Marília registrou boletim de ocorrência contra o ex-marido. No documento, ela relatou que estava em casa quando o suspeito chegou bêbado, arrombou o portão e invadiu a residência dela. Em seguida, ele a agrediu com um soco no rosto.

 A reportagem não conseguiu localizar a defesa do suspeito de agredir a manicure até a última atualização desta matéria.

“Procurei um posto de saúde, e o médico me disse que meu olho havia estourado e que eu precisava retirá-lo. Depois disso, eu não saio sozinha mais e tenho medo de ficar só em casa. Não consigo dormir direito, vou ao psicólogo e ao psiquiatra e tomo remédios controlados”, contou a manicure.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) divulgou que o ex-marido de Marília está preso em Formosa. Em novembro de 2021, o Tribunal de Justiça de Goiás disse que o processo dele está em segredo judicial.

A reportagem questionou sobre o processo ao TJ-GO, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria.

Nota SES-GO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informa que, de acordo com os dados inseridos na Regulação, não há nenhum pedido de consulta ou cirurgia plástica em nome da paciente Marilia De Oliveira Santos, que tenha sido lançado por seu município de origem, Formosa, para o ente estadual – SES.

O único pedido de Formosa para Estado, feito em agosto de 2022 é uma consulta especializada para avaliação em ginecologia cirúrgica para possível laqueadura. O município de Formosa, assim como diversos outros no território de Goiás, mantém pactuação e compra de serviços via Programação Pactuada Integrada (PPI) com a SMS Goiânia, para onde usualmente sempre lançaram os pedidos de especialidades, como consultas, exames e cirurgias que não possuem em sua própria rede.

Assim, foi verificada a transparência da regulação de Goiânia e identificada a existência de um protocolo pedido por Formosa para a SMS de Goiânia para consulta especializada em cirurgia plástica. Dessa forma, é preciso entrar em contato com a regulação municipal da capital para saber sobre previsão deste atendimento, tendo em vista que o pedido foi feito a esta rede e não para o Estado.

A paciente também deve procurar a SMS de Formosa, pois existe a especialidade cirurgia plástica na rede SES, porém a SMS de Formosa tem que cadastrar o pedido para proceder à regulação e respectiva fila. Ressaltamos que no momento a paciente não está na fila pela SES porque Formosa não lançou o pedido para a regulação estadual.

Comunicação Setorial – SES

Fonte: G!

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA