A poda de diversas árvores na cidade de Posse, no nordeste goiano, chamou a atenção de moradores, que questionaram a regularidade do corte.
De um lado, uma parcela de moradores quer preservar a arborização e a sombra, além de outros benefícios. Do outro, a prefeitura de Posse, que promove poda drástica de árvores na região central da cidade com o argumento que as árvores são antigas e tem risco de queda.
Muitos moradores desaprovaram a maneira como as ações de podas estão sendo realizadas na cidade.
Um morador disse ao blog que ao ouvir o barulho saiu na rua para ver o que estava acontecendo “Fiquei surpreso, árvores saudáveis, a maioria não faziam contato com a fiação e não atrapalhavam em nada”, disse.
Após dezenas de críticas, a Prefeitura de Posse emitiu um comunicado:
Estão sendo realizadas podas de formatação e rejuvenescimento, nas áreas antiga e central da cidade. Foram dadas prioridades as árvores antigas e com risco de queda sendo suprimidas as mortas e doentes.
Poda é um trabalho que precisa ser feito regularmente para se ter formatação das árvores e como isso nunca foi realizado nestas árvores antigas, por falta de equipamentos e pessoas especializadas, o trabalho agora é retirar todas as galhas velhas e com risco, para uma nova brotação.
O impacto visual à princípio é grande, mas as árvores não irão levar anos para se reestabelecer não! Com as chuvas logo termos novas brotações e assim poderemos manter a formatação das árvores diminuindo o risco e embelezando nossa cidade.