Morreu na quarta-feira (9), aos 85 anos, Florentina Pereira dos Santos, a Dona Flor, personalidade bastante conhecida na região da Chapada dos Veadeiros em Alto Paraíso de Goiás (GO).
Ela era mestre quilombola, parteira e raizeira na comunidade.
Em nota nas redes sociais, a Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás lamentou o falecimento de Dona Flor. “Expressamos os nossos sentimentos de condolências onde nos solidarizamos com familiares e amigos”, consta em um trecho. [Confira nota na íntegra ao final do texto]
Dona Flor viveu uma vida fundamentada na generosidade, na dedicação, na transmissão de conhecimento, na busca por aprendizado e na preservação da rica biodiversidade do cerrado, aliada às soluções tecnológicas mais básicas. Tudo isso visava promover o bem-estar da comunidade através da saúde e da educação.
Ela se tornou uma fonte de inspiração ao confiar na harmonia da natureza e na habilidade inata do ser humano para evoluir e superar desafios.
Nota de Alto Paraíso na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás lamenta com profundo pesar o falecimento de Florentina Pereira dos Santos, “Dona Flor”, personalidade marcante em nosso município, mestre quilombola, parteira, raizeira que deixou seu legado de saberes e ensinamento.
Nesse momento expressamos os nossos sentimentos de condolências onde nos solidarizamos com familiares e amigos que estimaram e partilham da dor e sofrimento pela sua partida. QUE DEUS CONFORTE A TODOS!”