Na última sexta-feira (01/09), o Município de Formosa disponibilizou o primeiro caminhão-pipa com água potável ao Acampamento Dom Tomás Balduíno. A providência é resultado da Recomendação Conjunta nº 01/2023, enviada no dia 14 de agosto, pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), que foi acatada pela prefeitura.
A recomendação requisitou a disponibilização de caminhões pipas para o abastecimento água potável nas áreas 1, 2 e 3 do acampamento, no mínimo duas vezes por semana. As instituições também requereram que seja disponibilizada água potável de forma constante às famílias que ocupam a região, além da elaboração de um plano de atendimento e abastecimento de água potável às famílias, no prazo máximo de cinco dias.
O Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH) da DPE-GO realizou uma visita no dia 11 de agosto, constatando a falta de água potável, além de que moradores que consumiam a água do local, rica em calcário, tiveram problemas renais, inclusive casos de perda da função renal.
“De imediato a Defensoria Pública e o Ministério Público construíram a Recomendação Conjunta”, explicou o defensor público Gustavo Alves de Jesus, colaborador do NUDH. “Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Formosa começou a fornecer a água, que deve ser feita de forma constante daqui pra frente, em volumes adequados à demanda da população local”.
(Dicom/DPE-GO)