Uma equipe da Polícia Militar, durante patrulhamento de rotina, foi solicitada por uma pessoa informando aos policiais que na área central da cidade de Mambaí, próximo a lotérica, no sábado, 28 de maio, havia grande concentração de pessoas, idosos e crianças e que um cachorro da raça Pitbull estava solto e bastante agressivo, colocando em risco todos que estavam no local.
A equipe deslocou e constatou a veracidade do fato, o animal estava solto na rua, inquieto, sem focinheira, sem coleira e sem o seu dono ou tutor, responsável pela posse de sua guarda.
Logo em seguida, o animal foi em direção a uma senhora que passava no local, porém viu um outro cachorro de pequeno porte e o atacou violentamente. Após avaliação rápida da situação e o fato da iminente morte do outro animal, o policial em estado de necessidade, afim de resguardar sua integridade física e de terceiros, não tendo outros meios menos que letais, utilizou-se de meios necessário para cessar o ataque.
Após o ocorrido o animal foi recolhido e feito patrulhamento com intenção de localizar o possível dono, porém até o fechamento da ocorrência não foi possível localizá-lo. O Major Borba, comandante do batalhão, abriu sindicância para apurar com precisão os dados do fato ocorrido.
O 24° BPM, orienta aos dono e tutores de animais de grande porte ou raças consideradas violentas, que circular ou deixar o animal na rua sem o uso da coleira é um ato perigoso que pode trazer complicações para os transeuntes e para o dono do animal, podendo resultar em prisão ou multa, com base no artigo 31 do DECRETO-LEI N. 3.688 /41 – Lei das Contravenções Penais.
Fonte: 24º BPM