Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Nova delegacia estadual e protocolo para bares reforçam combate à violência contra mulheres
Cidades

Nova delegacia estadual e protocolo para bares reforçam combate à violência contra mulheres

RedaçãoPor Redação9 de março de 2023
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Governador Ronaldo Caiado assinou, na quarta-feira (08/03), projeto de lei que cria a Delegacia Estadual da Mulher e que terá reforço de equipes especializadas da Polícia Militar. Bares e comércio em geral recebem ato padrão para facilitar denúncia contra agressores

O combate à violência contra a mulher vai ganhar um importante reforço em Goiás com a criação da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (DEAEM). A iniciativa consta em projeto de lei assinado pelo governador Ronaldo Caiado na quarta-feira (08/03), em solenidade que celebrou o Dia Internacional da Mulher. O documento será encaminhado à Assembleia Legislativa e faz parte de um conjunto de ações que também inclui mudanças na atuação da Polícia Militar e a criação do Protocolo Todos por Elas.

As novidades foram pensadas dentro do Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que está sob responsabilidade do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado. “Não existe luta por igual sem um combate severo à violência doméstica, familiar e aos crimes contra a dignidade das mulheres. Precisamos falar sobre isso, homens e mulheres. E é isso que estamos fazendo aqui”, destacou Gracinha.

A nova delegacia será criada a partir da junção de duas delegacias especializadas de Goiânia, com o objetivo padronizar procedimentos policiais, fixar metas e acompanhar resultados. A estrutura será aumentada com o remanejamento de policiais.

“Não é grupo operacional, é uma delegacia especializada para atender os casos de agressão às mulheres, estruturada com toda a condição de poder expandir suas ações. E com apoio em todo batalhão e companhia da Polícia Militar, esse trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher vai ganhar uma capilaridade muito grande. Será amplo, geral e irrestrito”, explica o governador Ronaldo Caiado.

“Teremos uma maior representatividade diante das demandas que são trazidas, no sentido de atender adequadamente a mulher e fazer os encaminhamentos, para que ela tenha oportunidade de deixar essa relação de violência”, disse a futura titular da DEAEM, Ana Elisa Gomes.

Outra novidade, o protocolo Todos por Elas foi criado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), para incentivar bares, restaurantes, hotéis e comércio em geral a apoiar mulheres em situação de risco. A orientação é para que os estabelecimentos acolham os pedidos de ajuda, providenciando às vítimas maneiras para fazer a denúncia e até mesmo transporte para deixar o local. O slogan é “O pacto é não calar, denunciar e salvar vidas”.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO) e Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), a partir de modelo semelhante adotado em Barcelona, na Espanha. “Esse protocolo foi construído com a participação de todos os segmentos da sociedade. É um código para que a mulher possa sinalizar que precisa de ajuda”, explicou o governador.

Maria da Penha

A Polícia Militar publicou a portaria nº 17.262/22 que determina a existência de ao menos uma equipe especializada no combate à violência contra a mulher em cada unidade da corporação, sejam batalhões ou companhias independentes. “Nosso objetivo é reduzir os índices, dar segurança e evitar esse crime tão covarde”, assegurou o secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Renato Brum. Também participaram do evento o delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga; o comandante-geral da Polícia Militar, André Henrique Avelar, e o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.

Fotos: Júnior Guimarães

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorMulher morre após ser atropelada por ônibus na BR-020
Próximo Matéria Detran-GO vistoria veículos do transporte escolar público
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Imitador do governador Ronaldo Caiado impressiona com semelhança na voz ao enganar pai de amigo 

24 de dezembro de 2025

Prefeitura de São Domingos-GO abre Processo Seletivo com 23 vagas imediatas

24 de dezembro de 2025

Cavalcante-GO: STF consulta Tocantins sobre interesse em solução negociada envolvendo área em disputa com Goiás

24 de dezembro de 2025

Ação do MPGO questiona funcionamento de clube de tiro em área de preservação permanente da Lagoa Feia, em Formosa-GO

24 de dezembro de 2025

Goiás na corrida global por terras raras: extração cresce, mas refino fora do país limita ganhos locais

24 de dezembro de 2025

Confira a restrição de tráfego nas rodovias estaduais neste fim de ano

24 de dezembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Onça-parda é encontrada morta às margens da BR-020

25 de dezembro de 2025

Carro roubado em crime com morte é recuperado pela polícia em Alvorada do Norte-GO; suspeito é preso

25 de dezembro de 2025

Caminhão com bebidas falsificadas, materiais para falsificação e chinelos piratas é apreendido na GO-118

25 de dezembro de 2025

Imitador do governador Ronaldo Caiado impressiona com semelhança na voz ao enganar pai de amigo 

24 de dezembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.