Empresa promove eventos em Nova Roma e Posse tendo como foco empresárias(os), comerciantes e empreendedores
Nos dias 27 e 28 de novembro, a Aclara reunirá empresárias(os), comerciantes e empreendedores em Nova Roma e Posse com a finalidade de apresentar o seu Programa de Desenvolvimento de Fornecedores locais (PDF), além de ser uma oportunidade para conhecer mais sobre o Projeto Carina.
“Convidamos as pessoas que possuem empresas, comércio ou pretendem empreender para crescer junto conosco e o faremos por meio do nosso Programa de Desenvolvimento de Fornecedores locais, no qual capacitaremos para fornecer produtos e serviços para a Aclara, além de outras companhias e instituições da região”, ressaltou José Augusto Palma, Vice-Presidente Executivo da Aclara.
A Aclara contratou a DVF Consultoria para realizar a primeira etapa do PDF, que consiste na elaboração do Diagnóstico e Plano de Trabalho. Nesta fase, com duração de aproximadamente três meses, é feita uma avaliação da economia local com o objetivo de identificar as oportunidades e os desafios dos investidores e propor iniciativas que viabilizem a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva no território.
A segunda etapa consiste na implementação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em ciclos anuais, que costumam variar entre três e cinco anos para absorção do aprendizado e implementação das rotinas.
O desenvolvimento do Programa se sustenta em três eixos fundamentais, executados em sequência:
• Capacitação e certificação de empresários, gestores, trabalhadores e empresas;
• Divulgação e promoção de empresas e entidades;
• Assessoria para viabilização de negócios.
A última etapa é a realização do Programa de Certificação de Empresas (Procem), responsável pelo desenvolvimento sistêmico e estruturado de uma gestão profissional, fornecendo as bases para adequação às necessidades dos clientes e exigências do mercado. Os níveis do PROCEM são:
• Fundamental: Empresas em estágios iniciais de evolução de seus sistemas de gestão;
• Intermediário: Empresas em evolução de seus sistemas de gestão, medindo e apresentando resultados;
• Pleno (padrão): Empresa com sistema de gestão estruturado e sustentável, atendendo as expectativas das partes interessadas.
A partir da avaliação inicial e identificação do nível de gestão e das oportunidades de melhoria, são recomendadas até 120 itens a serem desenvolvidos nestas cinco dimensões:
• Qualidade;
• Saúde e Segurança do Trabalho;
• Produtividade;
• Gestão Contábil, Tributária e Trabalhista, e
• Responsabilidade Social.
Mais detalhes serão fornecidos nos eventos em Nova Roma e Posse. Confira a agenda e faça a sua inscrição por meio deste link: https://forms.office.com/r/4vgsV3LwCU
Nova Roma
Data: 27/11/2024 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: CRAS
Posse
Data: 28/11/2024 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: CDL
Sobre a Aclara Resources
Listada na bolsa de valores de Toronto em 2021, a Aclara Resources (“Aclara” ou “Companhia”) é uma empresa focada no desenvolvimento da cadeia de valor de Elementos de Terras Raras Pesadas (ETRPs), possuindo (i) projetos de lavra e beneficiamento mineral em depósitos de argilas iônicas no Chile e Brasil, (ii) uma subsidiária sedeada nos EUA que desenvolve tecnologias de processamento dos ETRs, chamada Aclara Technologies Inc, e (iii) uma subsidiária de desenvolvimento de ligas metálicas para ímãs permanentes (em uma estrutura de joint venture com sua parceira CAP).
A Aclara busca reduzir a dependência ocidental do monopólio chinês dos ETRPs, promovendo uma cadeia de suprimentos confiável, com os mais altos padrões de ESG e a partir de países geopoliticamente estáveis. Dada a escassez dos ETRPs, a Aclara poderá fornecer ~16% da produção oficial chinesa, permitindo o acesso a ímãs permanentes a mais de cinco milhões de veículos eléctricos por ano.
A empresa desenvolveu e patenteou, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Toronto, um processo intitulado Colheita Circular Mineral. Este processo de extração de ETRs a partir de argilas iônicas já foi testado e comprovado em escala semi-industrial (clique aqui) e seus atributos principais incluem: o não uso de explosivos na mineração, não há fases de trituração ou moagem, não é necessário barragem de rejeitos porque não há produção de rejeito líquido, as argilas processadas são retornadas à cava, e serão solo base para reflorestamento. Um dos pontos principais está no tratamento da água utilizada, permitindo reutilizá-la até 95%. Adicionalmente, recupera-se 99% do principal reagente (sulfato de amônia), que é um fertilizante natural.
Em maio de 2024, a Aclara aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas no Chile e se comprometeu a integrar os princípios desta iniciativa à sua estratégia, cultura e projetos, entre os quais os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No mesmo período, a empresa se tornou signatária do movimento Women in Mining Brasil, iniciativa que visa construir um novo olhar para o setor mineral no país, de estímulo aos ambientes de trabalho inclusivos e diversos.