As obras de reforma e ampliação do Hospital Estadual de Formosa (HEF) avançam para triplicar a dimensão da unidade do Governo de Goiás e diversificar, a carteira de serviços oferecidos à população do município e da região do entorno do DF.
Mesmo em meio ao cronograma de obras, nenhum serviço deixou de ser realizado, somando, só no primeiro semestre deste ano, mais de 38 mil atendimentos.
O serviço de tomografia, primeira etapa da obra, foi inaugurado em fevereiro deste ano com uma sala de exames e outra de comando, com modernos aparelhos e tecnologia avançada auxiliando no diagnóstico de doenças e contribuindo efetivamente na detecção e monitoramento de lesões neurológicas e abdominais.
O novo serviço, que conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para apoio de diagnóstico, contabiliza mais de 1,7 mil exames realizados.
OBRAS
Mesmo com as obras de reforma e ampliação em andamento, a unidade e os profissionais reforçam o compromisso com a saúde, priorizando sempre a qualidade, humanização e segurança nos atendimentos. De janeiro a junho deste ano, o HEF realizou mais de 38 mil atendimentos de urgência e emergência, 3.156 atendimentos no centro obstétrico e 2.481 atendimentos na área de ortopedia.
Administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), o HEF oferece cirurgias de emergência e eletivas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro de diagnóstico com exames laboratoriais e por imagem, mais assistência 24 horas no pronto-socorro, onde realizados, aproximadamente, 7 mil atendimentos de urgência e emergência por mês.
Os números devem aumentar ainda mais após a obra de reforma e ampliação, quando o HEF saltará de 80 para 298 leitos, dos quais 56 de urgência e emergência e 242 de internação.
“As obras de reforma e ampliação são de extrema importância para a região, uma vez que irá proporcionar uma maior capacidade de assistência à população. Os números de atendimentos e as conquistas obtidas até aqui refletem no comprometimento diário do nosso time, com foco na qualidade, humanização e segurança dos nossos pacientes e profissionais”, destaca o diretor-geral do Imed, Getro Pádua.
PRONTO SOCORRO
A próxima etapa a ser inaugurada será o novo pronto-socorro geral e trauma, internação psiquiátrica, almoxarifado e morgue, todos já em etapa de finalização.
“Já foi concluído a concretagem das lajes. Iniciamos a instalação do telhado e, internamente, a equipe está trabalhando na instalação elétrica, hidráulica e de gases medicinais. Paralelo a isso, estamos realizando o assentamento do granito e instalação das janelas”, explica Fernando Tavares, gerente de projetos e serviços de manutenção.
Nenhum serviço oferecido pelo HEF foi interrompido. A inauguração das novas alas para atendimento está prevista para o final deste ano. A conclusão e entrega total da obra será, segundo previsão, em meados de 2024.
TRANSPARÊNCIA TOTAL
Para que a população possa acompanhar, simultaneamente, todo o desenvolvimento da obra e seus custos, a unidade conta com uma plataforma eletrônica denominada Transparência Total, com dados detalhados dos avanços financeiro e físico em forma de gráficos, uma linha do tempo com as etapas de cada ala, fotos do andamento da construção, relatórios, vídeos explicativos e muito mais.
A ideia é mostrar, em tempo real, tudo o que for relacionado à obra para o devido acompanhamento pela sociedade. A plataforma pode ser acessada pelo link direto ou por meio do site do HEF, no endereço https://hospital-formosa.org.br/.
E para acompanhar notícias da unidade hospitalar e dicas de saúde, basta clicar no link e participar do grupo de WhatsApp (clique aqui para acessar)