No último dia 11 de agosto foi encontrada uma ossada humana em uma fazenda, próximo ao Distrito de Roda Velha, no município de São Desidério, no oeste da Bahia, por membros da equipe do GCIF (Grupo de Combate a Incêndio Florestal).
O grupo estava monitorando e debelando alguns pontos quentes na borda do incêndio e ao passar por uma valeta encontrou a referida ossada.
Após demarcar o local, parte de equipe retirou-se para informar às autoridades competentes, enquanto o restante continuou o trabalho de monitoramento dos pontos quentes.
A Delegacia de São Desidério acionou o Posto avançado do Departamento de Polícia Técnica em Luís Eduardo Magalhães (BA), que por sua vez realizou os trabalhos periciais e remoção da ossada.
Pelo aspecto que estava a ossada, estima-se que já estava no local há muito tempo e até o momento não há registro de reclamação por parte de família.
O material recolhido foi enviado ao IML de Salvador, para o setor de antropologia, a fim de se detectar se possível o sexo, idade e outros detalhes importantes.
Informações preliminares apontam que pelo menos no crânio não há sinais de perfuração sugerindo violência. Tudo será meticulosamente analisado.