O Pacto pelo Nordeste Goiano é uma construção coletiva do grupo de liderança regional desenvolvido e orientado pelo Sebrae através do programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, que visa integrar as lideranças do poder público, do privado e do terceiro setor, criando uma rede de desenvolvimento protagonista, capacitada e representativa.
Guiados pela luz da mensagem “inspirando o que temos de melhor”, o Pacto se fortalece nas ações de inclusão regional para construção de um território forte e economicamente independente que acontecerá através da execução de uma Agenda visando o desenvolvimento através do ecoturismo inclusivo, da produção de alimentos e ambiente favorável aos negócios, debatidos como alguns dos pilares de transformação socio/regional.
O Ecoturismo aparece como principal vocação da região nordeste, e que se fortalece ainda mais pela grandeza dos dois parques que compõem seu território. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido pela Unesco e citado como o 25º melhor parque do mundo, com trilhas fantásticas, belas cachoeiras, fonte mística de energia e até o próprio cerrado são apelos que tornam o local destaque em todo planeta. Outro espetáculo da natureza é o Parque Estadual de Terra Ronca, maior complexo de cavernas da América Latina com mais de 300 já catalogadas de belezas raras e enigmáticas, trilhas paradisíacas, lindas cachoeiras, cerrado preservado e com muitas veredas. A integração dessas duas preciosidades criará o maior corredor de ecoturismo da América Latina, o que faz do nordeste goiano o lugar de ecoturismo mais extraordinário do Brasil, com potencial de inserção competitiva mundial.
O Pacto pelo Nordeste Goiano tem como propósito potencializar essa oportunidade como principal vetor de transformação socio/regional capaz de impactar de forma direta e positiva na economia dos 21 municípios que a compõe. Para o Pacto, o resgate da identidade cultural e preservação das tradições seculares nas comunidades são de grande importância, como também o fortalecimento da agricultura familiar atividade bem marcante nos municípios.
Com o programa LIDER, que há mais de um ano vem sendo executado pelo Sebrae e dentro de um coletivo de lideranças com trocas de experiencias de palestrantes de várias regiões do país, oficinas criativas, visitas técnicas de intercâmbio e monitoria de consultores experientes. Tudo isso está nos permitindo trabalhar cada ação e elencar os principais problemas a serem superados, gerando, assim, uma Agenda de Desenvolvimento que foi pactuada com os municípios através dos seus gestores municipais e outras lideranças estaduais.
Portanto, um dos problemas fundamentais que recebe cuidado especial pelo grupo é a infra-estrutura; pois, na região faltam pontes, pavimentação asfáltica, energia elétrica eficiente, telefonia móvel com qualidade, sinalização, internet e saneamento básico. Tudo isso impacta negativamente para execução das tarefas elaboradas pelo coletivo e dificultando atingir os objetivos para o desenvolvimento na região.
Com a Agenda do Pacto pelo Nordeste Goiano elaborada, todas as lideranças estão empenhadas na implementação das ações, e será fundamental contar com a participação das comunidades e com a construção de redes comunitárias que se envolvam com as tarefas de discussão sobre o direcionamento dos trabalhos.
Toquinho Moreira
Membro do projeto LIDER Sebrae do nordeste goiano e da
articulação de transição para o Pacto de desenvolvimento do nordeste goiano.