Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Pesquisadores da UnB encontram répteis e anfíbios raros na Chapada dos Veadeiros
Cidades

Pesquisadores da UnB encontram répteis e anfíbios raros na Chapada dos Veadeiros

RedaçãoPor Redação29 de maio de 2023
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) catalogaram 55 espécies de répteis e 34 de anfíbios raros na serra do Tombador, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

São 89 espécies que nunca tinham sido catalogadas — entre elas, diversos tipos de serpente, sapo, lagarto e rã. No trabalho de catalogação, os pesquisadores avistaram, aproximadamente, 800 animais, a maioria de espécies já conhecidas.

Reuber Brandão, coordenador da pesquisa e professor do Departamento de Engenharia Florestal (EFL) da UnB, destacou que entre os animais havia espécies peçonhentas (que têm uma glândula produtora de veneno) e venenosas (em que a peçonha está espalhada na pele do animal). Chegamos a um número de espécies bastante expressivo para a localidade do cerrado. Agora, pretendemos aprofundar o estudo taxonômico”, disse.

Outros espécimes encontrados na região, embora raros, eram conhecidos, como a coral-falsa, de nome científico Apostolepis sanctaeritae. Ela emula as cores da cobra-coral, que é tão peçonhenta quanto uma naja. Existem poucos estudos sobre a biologia desse réptil. Outra serpente é a jararaca pintada, Bothrops mattogrossensis, que está entre os demais répteis avistados pela expedição.

“Cada espécie é um projeto evolutivo único. Guarda uma história diferenciada da adaptação dos organismos nos ambientes em que vivem. Entender isso é entender estratégias de sobrevivência no cerrado, que podem ser aplicadas em novos estudos, inclusive nas mudanças climáticas”, destacou.

A identificação é a etapa inicial de uma série de novas pesquisas. Reuber explicou, por exemplo, que anfíbios têm uma série de substâncias na pele que desencadeiam reações em outros animais ou fungos e que o estudo dessas reações ajuda a desenvolver medicamentos e aprofundar estudos em biotecnologia. As pesquisas podem ajudar, ainda, no desenvolvimento de antibióticos, anti-inflamatórios, antifúngicos e até substâncias que podem ajudar a carregar o antibiótico no corpo.

Preservação ambiental

Serra do Tombador, em Cavalcante (GO)
Serra do Tombador, em Cavalcante (GO)
LUIS F. C. LIMA/ARQUIVO PESSOAL – 26.05.2023

A serra do Tombador é a maior reserva particular do cerrado. Ela fica no município goiano de Cavalcante, a 311 km do DF e a cerca de 89 km de Alto Paraíso (GO), um dos principais pontos turísticos visitados por brasilienses.

O grupo de 40 pesquisadores também incluiu professores e estudantes da Universidade Federal do Acre e membros do Instituto Boitatá de Etnobiologia e Conservação da Fauna. Em entrevista , Reuber contou que a pesquisa é resultado do plano de manejo da serra do Tombador. O manejo ambiental é o estudo para a determinação de uma área para preservação ambiental.

“A área tinha potencial grande de encontro de novas espécies. E, à medida que a gente aumentava a investigação, mais espécies eram adicionadas à lista”, disse o professor. Ao todo, foram 40 dias de expedição. De acordo com o pesquisador, a localização é importante, pois é um divisor de águas dos rios São Félix e Tocantins e concentra espécies da Chapada dos Veadeiros, da Amazônia e do rio Tocantins.

Segundo Reuber, 30% da lista são de bichos que têm poucos registros de avistamento e podem ser considerados raros. “Isso significa que, quando você destrói esse ambiente, pelo menos 30% da fauna não ocorre em outras áreas. Pode ser que acabe desaparecendo”, alertou.

Fonte e texto: Portal R7

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorPrefeitura de Formosa-GO abre processo seletivo com mais de 300 vagas
Próximo Matéria Tradicional Circuito de Cavalhadas é realizado em Posse-GO
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Polícia recupera 17 cabeças de gado furtadas em Simolândia-GO e prende suspeito

25 de novembro de 2025

Justiça determina prisão de Carlinhos Cachoeira

25 de novembro de 2025

Veículo tomba após colisão com outro carro na região central de Formosa-GO

25 de novembro de 2025

Goiás atinge volume de obras histórico

25 de novembro de 2025

Receita Federal doa produtos apreendidos em operações para associação parceira do projeto Raízes Kalungas no Nordeste Goiano

25 de novembro de 2025

Hospital Estadual de Formosa-GO ultrapassa mil partos humanizados

25 de novembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Filho mata a mãe professora e corta o dedo dela para acessar banco

25 de novembro de 2025

Polícia recupera 17 cabeças de gado furtadas em Simolândia-GO e prende suspeito

25 de novembro de 2025

Justiça determina prisão de Carlinhos Cachoeira

25 de novembro de 2025

Veículo tomba após colisão com outro carro na região central de Formosa-GO

25 de novembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.