A policlínica de Formosa passará a distribuir os medicamentos do Componente Especializado distribuídos pela Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac). A partir da próxima segunda-feira (17/10), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) oferecerá esse serviço pela Policlínica Regional de Formosa.
A descentralização desse serviço já ocorre nas policlínicas de Posse, Goianésia e Quirinópolis e para Formosa, farmacêuticos e servidor administrativo, que irão compor a equipe na policlínica para a dispensação dos medicamentos de componentes estratégicos, passaram por treinamento na Cemac.
“O paciente que tiver diagnóstico com alguma doença elencada dos componentes especializados, vai abrir o processo na policlínica e lá mesmo vai buscar o medicamento”, explica o diretor-geral da Cemac, Juarez Barbosa, Roney Pinto, que ainda esclarece que o tempo para receber o produto será de cinco dias úteis, a partir do momento em que o paciente abre o processo.
Gysella Santana, gerente de Assistência Farmacêutica da SES-GO, informa que o serviço oferecido pela Cemac será descentralizado também nas policlínicas de São Luís de Montes Belos e Cidade de Goiás. O treinamento ocorrerá ainda este ano. “A descentralização visa melhorar o acesso dos usuários aos serviços de saúde, facilitando o acesso dos pacientes que não precisarão viajar quilômetros para buscar a medicação na capital e terão acesso aos serviços clínicos farmacêuticos também oferecidos na Policlínica”, reforça.
A Cemac distribui 148 tipos de medicamentos da lista de Componente Especializado, em 237 apresentações farmacêuticas para o tratamento de 102 tipos de doenças.