InícioCidadesDe Posse-GO: Tia suspeita de espancar até a morte sobrinha de 5...

De Posse-GO: Tia suspeita de espancar até a morte sobrinha de 5 anos no Piauí não tinha guarda da criança

A garota Maria Eduarda Vitória de Sousa, de 5 anos, que chegou morta no Hospital Regional de Uruçuí, Sul do Piauí, com sinais de espancamento, estava sob a guarda da tia, a suspeita do crime, de forma irregular.

A menina e o irmão moravam em uma casa de acolhimento no município de Posse (GO) e foram entregues à tia, Jessica Pais, sem autorização judicial. A tia de Maria Eduarda segue presa.

“Não existe decisão judicial entregando a criança à tia. O que ocorreu foi o seguinte: a mãe sofre de problemas psicológicos, o pai também tem problema e essas crianças foram acolhidas por medidas de precaução, de risco, enfim. A diretora do abrigo entrou em contato com a tia [Jéssica] sem o conhecimento do promotor ou da juíza e fez a entrega dessas crianças de uma forma irregular. Nem mesmo outros familiares estavam sabendo que essa criança estava no Piauí”, afirmou a presidente do Conselho Municipal em Defesa da Criança e do Adolescente do Município de Posse (GO), Mônica Marcia Martins Miranda.

A conselheira tutelar Amanda Dias informou que o Conselho Tutelar de Uruçuí não foi comunicado que Jéssica Pais estava com a guarda da menina e do irmão dela.

“A gente sabe que pode ter ocorrido uma falha da rede de proteção em si porque a casa de acolhimento, quando enviou as crianças juntamente à tia, não enviaram relatório, não entraram em contato com a rede de proteção de Uruçuí, falando que as crianças estavam aqui para a gente fazer a continuidade do acompanhamento delas”, afirmou a conselheira.

Amanda explicou que o Conselho Tutelar de Uruçuí deveria ter sido comunicado sobre a chegada das crianças no município, pois o órgão seria responsável por realizar um estudo social para averiguar se Maria Eduarda e o irmão poderiam ficar sob a tutela da tia, Jéssica Pais.

O crime

Segundo a Polícia Civil, Maria Eduarda Vitória de Sousa, de 5 anos, foi assassinada por espancamento. O crime aconteceu no município de Uruçuí, Sul do Piauí. O irmão dela, de 3 anos, foi resgatado com sinais de maus-tratos e encaminhado a uma casa de acolhimento.

Nesse sábado (14), Maria Eduarda foi levada pela própria tia para o Hospital Regional do município com sinais de espancamento. A equipe médica constatou que a garota possuía lesões de maus-tratos e que já estava sem vida. Um laudo cadavérico realizado pelo Instituto de Medicina Legal (IML) confirmou que a garota sofreu traumatismo craniano.

O delegado Marcos Halan informou que o local onde aconteceu o crime foi lavado pela filha da suspeita, uma adolescente de 14 anos. Os policiais encontraram ainda roupas da menina sujas de sangue. As roupas estavam numa máquina de lavar e ainda seriam lavadas.

Os peritos conseguiram identificar ainda manchas de sangue no quarto e na cama onde a menina estava. A situação fez aumentar a suspeita sobre a tia da vítima, já que ela teria provocado a alteração na cena do crime, ordenando que a filha limpasse o lugar. Além disso, segundo o delegado, ela entrou em contradição durante seu depoimento após a prisão.

Maria Eduarda, de 5 anos, e o irmão, de 3, estavam sob a “guarda” da tia há três meses. Ela está presa. Antes disso, eles moravam em um abrigo em Posse (GO). A mãe das crianças, irmã da suspeita, está internada em uma clínica psiquiátrica.

Jessica prestou depoimento e nega o crime. Ela permanece presa e à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue investigando o caso.

Fonte: G1

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA