Na manhã de quinta-feira (22), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, se reuniu com representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Cavacante, na Câmara Municipal local. Na oportunidade, Leandro Crispim anunciou a construção de postos avançados para as corporações. Também foi assinado termo de doação de bem móvel de um veículo para a Associação Quilombo Kalunga. A ação integra a série de atividades realizadas por meio do Mutirão “Direitos ao Alcance de Todos”, realizado em Cavalcante entre os dias 19 e 23 de maio.
Também compuseram a mesa diretiva da reunião o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, coordenador do Projeto Raízes Kalunga; a diretora do Foro de Cavalcante, juíza Isabela Rebouças Maia; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Granja; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Washington Luiz Vaz Júnior; o prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga; a presidente da Câmara Municipal de Cavalcante, vereadora Eriene dos Santos Rosa; o delegado da Polícia Civil, Fernando Rio Costa; e o presidente da Associação Quilombola Kalunga, Carlos Pereira.
Relação sólida
Em seu discurso, Leandro Crispim lembrou da sólida relação que mantém com as Forças de Segurança Pública do Estado de Goiás: “Essa parceria foi significativamente fortalecida durante o período em que presidi o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, conduzindo o processo eleitoral em meio à pandemia da Covid-19. Em um dos contextos mais adversos da nossa história recente, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estiveram ao lado da Justiça Eleitoral com legalidade, competência e absoluto senso de missão pública, contribuindo de forma decisiva para a lisura das eleições e a segurança da população”, destacou.
“É com o mesmo espírito de cooperação que nos reunimos para dar início a um diálogo institucional sobre a construção de unidades próprias das corporações no município de Cavalcante, uma pauta estratégica, com potencial para marcar um novo ciclo de presença qualificada e permanente do Estado nesta região. Os estudos e as sondagens preliminares já indicam que, se viabilizada, essa iniciativa fortalecerá de maneira expressiva a atuação do Estado e trará benefícios diretos às comunidades quilombolas”, frisou Leandro Crispim ao reiterar a plena disposição do Poder Judiciário de Goiás para contribuir com os estudos necessários para a implantação das sedes das corporações em Cavalcante.
Avanços firmados
Reinando Dutra destacou os avanços firmados com as corporações do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. “Uma das determinações do presidente do TJGO seria a sede para as corporações já que reduzirá a criminalidade na região. Estamos fazendo a parceria de acordo com a lei, mas é preciso fazermos mais para impedir crimes ambientais, entre outros. Tenho certeza que nós vamos conseguir mudar a realidade da segurança na região”, frisou o magistrado.
Na ocasião, a juíza de Cavalcante, Isabela Rebouças, disse que a segurança pública em Cavalcante deve ser igualitária. “Ao chegar na cidade fui conversar com o prefeito e com as forças de segurança para que tudo fosse feito na legalidade. E, desde então, temos encontrado isso nas forças policiais locais. O Poder Judiciário e a segurança caminham juntos, e a conquista é importante”, afirmou a magistrada.
Em seu discurso, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Granja, ressaltou que a importância da presença da Polícia Militar na região, reforçando o policiamento. Ele também agradeceu ao presidente do TJGO pela importante iniciativa. Veja galeria de fotos
Fonte: TJGO