Projeto de extensão desenvolvido na UEG Posse (GO) beneficiou dezenas de pequenos produtores com a doação de mais de 15.000 mudas da BRS Capiaçu. A finalidade da ação é dar suporte à pequenos criadores de bovinos quanto a alimentação, especialmente no período de estiagem.
A unidade de multiplicação da cultivar BRS Capiaçu foi implantada na fazenda escola da UEG Posse no final do ano de 2021 por meio do projeto de extensão denominado Centro de Inovação, Empreendedorismo, Tecnologia e Sustentabilidade (CIETec).
Conforme destaca a Embrapa, responsável pelo desenvolvimento da BRS Capiaçu, a cultivar constitui alternativa de fonte de suplementação volumosa barata e de boa qualidade para uso em sistemas de produção de leite e carne bovina e, também, para pequenos ruminantes.
As doações feitas pela UEG Posse, foram distribuídas em cinco municípios e o objetivo é que esses produtores também façam a multiplicação para que em um curto período de tempo a maioria dos criadores tenha o produto para consumo do rebanho.
Fonte: UEG-Posse