InícioCidadesQuilombolas de Monte Alegre de Goiás denunciam falta de energia elétrica

Quilombolas de Monte Alegre de Goiás denunciam falta de energia elétrica

Cerca de 2,5 mil moradores de comunidades quilombolas de Monte Alegre de Goiás, no nordeste goiano, denunciam que estão sem fornecimento de energia elétrica.

De acordo com a Defensoria Pública da União (DPU), foi relatado que a ausência de energia perdura por longos períodos e, com isso, a ação gera a perda de alimentos e merenda escolar, impossibilita o contato da população local interna e externamente às comunidades, prejudica a realização das aulas escolares, entre outros prejuízos para a qualidade de vida. 

Além disso, os moradores também comunicaram, durante ação itinerante, que a energia elétrica fornecida supostamente é de baixa voltagem, levando a um funcionamento forçado de aparelhos eletroeletrônicos, o que acarreta avarias.

Segundo os relatos, diariamente falta energia elétrica em algum período do dia em comunidades como as do Saco Grande e Tinguizal.

De acordo com a Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO), via Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH), foi requisitado, na segunda-feira (12/6), informações a Equatorial Energia sobre a falha no fornecimento de energia elétrica.  

No documento, o NUDH pede que a solicitação seja atendida no prazo de 15 dias.

No Ofício nº 296/2023, o defensor público e coordenador do Núcleo, Tairo Esperança, destacou que a energia elétrica é direito fundamental e a implementação de políticas públicas para o seu fornecimento está diretamente ligada à dignidade da pessoa humana. “De forma que constitui um serviço público de natureza essencial, que deve ser prestado de maneira adequada e contínua, visto que garante o ‘mínimo existencial’ às comunidades em vulnerabilidade, promovendo o desenvolvimento social e econômico”, pontuou. 

Em nota, a Equatorial Goiás disse que “no momento, o fornecimento de energia está regular em Monte Alegre de Goiás”. A distribuidora afirmou ainda que “monitora continuamente a qualidade do fornecimento na região, realizando os investimentos necessários visando a melhoria constante da rede elétrica”. 

Fonte: A Redação

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA