O Território do Povo Kalunga do Mimoso, localizado no município de Arraias, no Estado do Tocantins, denuncia que as escolas municipal e estadual estão em completo abandono na região. Os relatos são de que há superlotação em salas de aula, falta de banheiros e problemas com o transporte escolar.
Uma das unidades educacionais é a Escola Municipal Eveny da Paula e Souza, que atende o público 1ª e 2ª fase do ensino fundamental. Segundo a denúncia, o local atende em média 30 alunos. Lá estaria tendo todos os tipos de problemas estruturais, que estariam colocando em risco a vida de alunos, professores e funcionários.
“O prédio da escola não tem estrutura para acomodar o número de alunos, e, não tendo outra forma, parte desses alunos assistem às aulas debaixo de um pé de manga. E quando está chovendo, os mesmos assistem às aulas em uma casinha de palha, externa ao prédio da escola, cuja estrutura não é segura com risco de desabamento”, cita trecho da nota.
De acordo com os kalunga, a escola foi criada há 30 anos e a última reforma aconteceu há quase 5 anos. Além dela, a comunidade pontua que a unidade educacional sob responsabilidade do Estado do Tocantins, de ensino médio, enfrenta também condições precárias de estrutura e falta de recursos básicos para funcionamento.
Denúncia do ano passado
A comunidade recorda que a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) protocolou em 25 de abril de 2022 uma denúncia no Ministério Público Estadual do Tocantins (MP-TO). Naquela época, as demandas eram as mesmas. Mas até o momento, segundo os kalungas, não o órgão “não deu nenhum encaminhamento à representação feita há quase um ano”.
Fonte: Jornal Opção