InícioCidadesRecursos destinados pelo MP ajudam a equipar consultórios médico e odontológicos em...

Recursos destinados pelo MP ajudam a equipar consultórios médico e odontológicos em comunidade Kalunga de Teresina de Goiás

Uma tarde de sol forte e muito calor, típica da primavera no Nordeste de Goiás, compôs o cenário de um evento muito especial para a comunidade Kalunga Diadema, no município de Teresina de Goiás, na última sexta-feira (6/12). Em meio à agitação e euforia de um grupo de quase 30 crianças atendidas na Casa de Apoio Ebenézer, dezenas de adultos, moradores da região, compareceram ao local para a inauguração de um consultório médico e dois consultórios odontológicos.

As unidades foram equipadas com móveis e aparelhos modernos por meio de recursos destinados pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), dentro do projeto Destinação Articulada de Acordos (DAAMP).

O Instituto Nasce, que tem sede em Anápolis, coordena os trabalhos prestados na casa e se cadastrou no DAAMP no início deste ano. Já no mês de agosto, a instituição começou a receber parcelas dos mais de R$ 90 mil doados (R$ 90. 879,74). A verba tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a saúde bucal de cerca de 600 moradores tanto da comunidade quilombola Diadema quanto da Ribeirão, entre elas os alunos da Escola Tia Adesuíta, que são atendidos diariamente, após as aulas, na Casa Ebenézer, com atividades culturais e esportivas. 

O coordenador da Área do Patrimônio Público e Terceiro Setor do MP, promotor Lucas César Costa Ferreira, que fomentou a doação aos quilombolas, esteve presente à solenidade de inauguração e não escondeu a emoção de ver de perto a concretização do projeto. Ele destacou a importância do fortalecimento do terceiro setor e a soma de esforços entre o MP, a prefeitura de Teresina e a comunidade local para que o sonho dos novos consultórios se tornasse realidade.

“Como promotor de Justiça é maravilhoso ver como o MP pode, através do trabalho de promotoras e promotores de todo o Estado, transformar uma situação desfavorável, que é o crime, em benefício para tantas pessoas. O MP precisa ter esse papel articulador onde o Estado não consegue ajudar. Precisamos pensar em fortalecer cada vez mais o terceiro setor”, concluiu Lucas César.

Quem também prestigiou a entrega dos novos consultórios foi a promotora de Justiça de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto. Atuando há 28 anos na região, ela falou sobre a importância do benefício conquistado pela comunidade local: “Essa é uma área muito isolada, onde é difícil chegar dentista, médico. Essas pessoas praticamente não saem daqui e receber essas melhorais significa saúde, vida”.

Peça fundamental no trabalho social realizado na região da comunidade Diadema desde 2015, a presidente do Instituto Nasce, Maria Helena de Paiva Moraes Benedeti, conta que, antes, o único consultório que existia no local era precário, não oferecendo condições adequadas de atendimento. “Com essa parceria com o MP, pudemos comprar coisas novas, inclusive um aparelho de raio X. “Tenho certeza que agora poderemos oferecer tratamento de uma forma muito mais digna à comunidade. Quando você trata a saúde, você também trata o emocional das pessoas, promove um resgate”, pontuou.

Feliz em poder ajudar a comunidade em que vive, a técnica em enfermagem Jase Gonzaga da Conceição, que é funcionária da prefeitura de Teresina, era só empolgação com o novo consultório odontológico da Casa Ebenézer. Designada para prestar serviço no local, ela falou da gratidão que estava sentindo. “Eu como mãe, mulher, avó, só tenho a agradecer. É tão gratificante você poder ajudar as pessoas, principalmente numa estrutura dessas, maravilhosa”, resumiu.

Antes do descerramento da placa de inauguração, vários dos envolvidos no processo de concretização dos novos consultórios usaram a palavra para agradecer aos colaboradores, destacando a importância da saúde para o desenvolvimento e a preservação das raízes locais. 

Vinte entidades e instituições estão cadastradas hoje no DAAMP

Lançado em julho de 2022 (pelo Ato PGJ nº 77/2022), o projeto de Destinação Articulada de Acordos do MP é um projeto institucional que tem como objetivo a formação de um banco de cadastro de órgãos e entidades (públicas ou privadas) com fins sociais, para o recebimento de bens e recursos financeiros provenientes de acordos celebrados pelos membros do MP em suas atuações finalísticas, para incentivar e implementar iniciativas de interesses social realizadas pelos cadastrados.

Coordenado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça de Justiça para Assuntos Institucionais, o DAAMP teve o segundo edital lançado em abril de 2024, sob a coordenação do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia), trazendo aprimoramentos e maior direcionamento à promoção social. Até o último mês de novembro, já conta com 20 projetos cadastrados e aptos ao recebimento de recursos – 5 deles já tiveram as metas alcançadas. 

Veja vídeo abaixo:

Fonte: MPGO

POSTAGENS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA