O São Bernardo-SP anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (10), que optou pela suspensão do meia Fernando Neto das atividades desportivas até que todos os fatos sejam esclarecidos.
O atleta foi afastado preventivamente das atividades com o elenco principal. A informação foi divulgada em meio às suspeitas de manipulação de situações de jogo envolvendo casas de apostas no futebol brasileiro.
Entenda a operação
Em 18 de abril, o Ministério Público de Goiás deflagrou a Operação “Penalidade Máxima”, que investiga grupo criminoso atuando mediante cooptação de jogadores, com oferta de valores entre R$ 50 mil a R$ 100 mil aos atletas para que eles cometessem eventos determinados em alguns jogos do futebol brasileiro.
Veja a nota na íntegra:
“O São Bernardo Futebol Clube comunica que, após tomar conhecimento da denúncia realizada contra o atleta Fernando Neto na Operação ‘Penalidade Máxima,’ do Ministério Público de Goiás, em um primeiro momento optou por ouví-lo.
Com as consequentes divulgações que ocorreram, o clube comunicou o staff do atleta que ele seria suspenso das atividades desportivas até que sejam esclarecidos os fatos.
Estamos à disposição das autoridades para auxiliar no que for necessário e dentro do possível. Também gostaríamos de deixar claro que o clube não apoia ou concorda com qualquer prática de manipulação de resultados, sendo certo que sempre agirá com o rigor que se exige para esses casos. As Regras Fifa, os Regulamentos de Competição CBF/ FPF, Lei do Desporto e Estatuto do Torcedor são claríssimos para nós e estaremos sempre alertas para evitar casos análogos. O Jogo Limpo e a Paridade de Armas são preceitos do nosso esporte e seguimos as regras com aplicação rígida”.
Lucas Andrino
CEO São Bernardo FC”