Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Notícias»Tudo sobre o misterioso Poço da Camisa, em Divinópolis de Goiás
Notícias

Tudo sobre o misterioso Poço da Camisa, em Divinópolis de Goiás

RedaçãoPor Redação12 de novembro de 2025
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

“Goiás é um paraíso para a espeleólografia”. É assim que o espeleólogo Alexandre Lobo começa a relatar a sua experiência ao desbravar o Poço da Camisa, que ficou conhecido como “Lago Sem Fundo”, em Divinópolis de Goiás. O local foi identificado em 1994 por uma expedição franco-brasileira na área do Parque Estadual da Terra Ronca, mas nunca havia sido explorado por alguém. O poço encanta pelas suas águas cristalinas em tempo de seca, mas que ficam esverdeadas e leitosas em tempo de chuva.

O nome, segundo uma crença local, veio após um vaqueiro sumir na região e sua camisa ser encontrada presa em um galho perto do poço. A caverna fica dentro de uma propriedade privada.

O espaço voltou a ser explorado quase 28 anos depois, quando uma pessoa que trabalhava no ramo do turismo foi até a região. Essa pessoa convidou um amigo de Alexandre, que atua como instrutor de mergulho. A descida entre o topo da caverna e água chega a 40 metros de altura. “Ele mergulhou até 60 metros de profundidade. Lá, ele encontrou uma pilha de sedimentos e um conduto lateral. Ele não entrou nesse espaço porque não estava com o equipamento e com as misturas de gases próprias para fazer isso.”

Encantando com a beleza da região, esse amigo convidou Alexandre para fotografar a região e captar toda a essência mágica do local. Ele afirma que ficou impressionado com a beleza do espaço e que sentiu uma sensação diferente das cerca de mil cavernas que já explorou. “Já tem mais de 30 anos que eu exploro cavernas. E já conheci muita coisa. Quando eu vi a foto, pensei que estava no México, que tem os cenotes, na península de Yucatán, na região da Riviera Maya. O Poço da Camisa me deixou surpreso. Achei o lugar sensacional, lindo e mágico. E me senti privilegiado, pois sei que sou um dos poucos seres humanos que visitaram o local”, afirma.

Alexandre conta que ficou o dia todo tirando fotos da caverna. O trabalho foi reconhecido no maior concurso latino-americano de fotografia. Ele não venceu o prêmio, mas recebeu uma menção honrosa pela captura das belezas naturais feita em terras goianas. No ano passado, durante uma expedição comemorativa de 30 anos da primeira incursão franco-brasileira, o grupo descobriu mais de dois quilômetros de novas passagens subterrâneas.

“Hoje, com as tecnologias de iluminação e escalada, conseguimos alcançar locais que antes nem víamos. Goiás ainda tem muito a ser descoberto debaixo da terra.”

Apesar disso, Alexandre conta que não há muitas informações sobre a formação do Paço da Camisa e que estudos mais aprofundados são necessários como forma de catalogação e para regulamentar a atividade turística na região, que ainda não é permitida.

“A gente não tem muita informação da gênesis dela. O que se sabe é que cavernas são feitas por maciços rochosos e o tipo de rocha que tem lá são feitas de calcários e dolomitos, que são facilmente dissolvidos por águas ácidas. Com passar de milhões de anos, se formam uma fratura e o lençol freático muda as características. No caso do Poço das Camisas, as águas daquela região são mais ácidas e culminou nesse poço enorme.”

Queremos prospectar mais na região. Ver se tem outros poços com as mesmas características, se são interligados, como se comporta o nível d’água na região. Ver informações de poços artesianos ou semi-artesianos de moradores. Medir o nível desses poços para saber se regula com o nível do Poço da Camisa. São todos esses estudos que a gente precisa fazer. Inclusive, se existir a intenção de abrir para visitação regular e turística. Por isso, tem que se fazer um plano de manejo espeleológico. E, para se fazer esse plano, é preciso fazer todos esses estudos. Não se pode transformar o Poço da Camisa em ponto turístico sem estudo. É preciso medir, entender, planejar. Assim como Bonito (MS) fez com o Abismo Anhumas, que hoje é modelo de turismo sustentável.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blog Antonio Carlos (@blogantoniocarlos)

Destaques
Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorSemad apresenta na COP30 programa que paga produtores do Nordeste Goiano para manter o Cerrado em pé
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Mulher é ferida com garrafa após discussão em bar de Nova Roma-GO

12 de novembro de 2025

Governo do Tocantins elabora estudo técnico para comprovar posse de região contestada por Goiás

12 de novembro de 2025

Estuprador é encontrado com calcinha e bolsa de mulher em Formosa-GO

12 de novembro de 2025

Polícia Militar apreende arma de fogo e veículo durante abordagem em Alvorada do Norte-GO

12 de novembro de 2025

“Saiu da cadeia e voltou a agir”: homem é flagrado em atitude suspeita em Iaciara-GO

12 de novembro de 2025

Bombeiros fazem levantamento de danos e avaliam riscos após tempestade com ventania em Mambaí-GO

11 de novembro de 2025
Adicione um comentário
Deixe um comentário Cancelar resposta

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Tudo sobre o misterioso Poço da Camisa, em Divinópolis de Goiás

12 de novembro de 2025

Semad apresenta na COP30 programa que paga produtores do Nordeste Goiano para manter o Cerrado em pé

12 de novembro de 2025

Mulher é ferida com garrafa após discussão em bar de Nova Roma-GO

12 de novembro de 2025

Prefeito de Guarani de Goiás visita a Casa de Apoio Pró-Saúde, em Goiânia

12 de novembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.