A Unidade Universitária de Posse da UEG implantará, em parceria com o Biotec (Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal), laboratório sediado no campus da UEG em São Luís de Montes Belos, o programa de melhoramento genético de bovinos de leite e corte para pequenos produtores da região do Vão do Paranã.
O programa tem por objetivo promover o melhoramento genético de bovinos de leite e de corte por meio de inseminação artificial do rebanho de pequenos agricultores. Todas as etapas do projeto, incluindo a doação de sêmen de animais de alta produtividade, inseminação e acompanhamento, serão fornecidas gratuitamente. O intuito é que os produtores possam produzir e maximizar os lucros na propriedade sem aumento do rebanho ou da área utilizada para criação.
As etapas de mapeamento e cadastramento dos produtores serão realizadas pela equipe da UEG Posse com apoio técnico dos sindicados rurais, técnicos do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e prefeituras, e as demais etapas, inicialmente, serão realizadas pela equipe do Biotec.
As etapas realizadas pela equipe da UEG Posse iniciarão nos próximos dias e as inseminações estão previstas para iniciar na segunda quinzena do mês de maio/2023.
O Programa
A implantação do programa será um marco em relação a inovação na área de pecuária de leite e de corte na região para os pequenos produtores da região, que têm limitações para acessar tecnologias de ponta como a que será utilizada.
O programa terá duração de cinco anos e a perspectiva é que neste período os produtores consigam ter um rebanho de genética superior com aumento da produtividade e dos lucros, mudando a realidade regional e possibilitando melhor qualidade de vida à população da zona rural.
O Biotec
O Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal foi construído pela UEG, em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Lácteo, da microrregião de São Luís de Montes Belos. O laboratório facilita o acesso de pequenos produtores a embriões com genética superior.
O Biotec realiza coleta, processamento e avaliações de sêmen de ovinos, bovinos e equinos e atua como instrumento de pesquisa, ensino e extensão da UEG, na formação e capacitação de recursos humanos técnicos. O laboratório também atende os produtores de todo o Estado, em especial da microrregião do Vale do Araguaia e agora a região Nordeste Goiano.
Fonte: UEG