InícioBrasilVeja os detalhes da cachoeira em que turista escorregou e morreu afogado...

Veja os detalhes da cachoeira em que turista escorregou e morreu afogado na Chapada dos Veadeiros

O operador de máquinas Pedro Henrique Pereira Alves, de 29 anos, morreu após se afogar na cachoeira Almécegas I, na Chapada dos Veadeiros, no Entorno do Distrito Federal. A reportagem apurou informações sobre o local, que tem queda de 50 metros.

A cachoeira fica na Fazenda São Bento, uma propriedade privada a cerca de 9 km de Alto Paraíso de Goiás. A partir de uma pousada que dá acesso ao local, o visitante percorre 6 km em estrada de terra até o ponto inicial da trilha da Almécegas I, que tem 1,5 km.

Após o acidente, a Pousada Fazenda São Bento publicou uma nota em que prestou condolências aos familiares e amigos de Pedro Henrique e, além disso, ressaltou a importância dos cuidados ao visitar a cachoeira. A reportagem entrou em contato com a Pousada nesta quarta-feira (21) e aguarda retorno.

Informações disponíveis no site da Pousada São Bento mostram que o percurso tem trechos íngremes, mas não necessita de guias. A trilha termina em um mirante voltado para a cachoeira, que tem um paredão de quartzito, onde a água escorre.

A partir do mirante, há uma nova trilha, de 600 metros de percurso íngreme. No fim, há um poço de água que se forma ao pé da queda-d’água. Na cachoeira, os visitantes podem fazer rapel no canto direito do paredão.

Na propriedade onde fica a cachoeira, existem mais duas quedas, Almácegas II e São Bento. Pela entrada da Aldeia Multiétnica, os visitantes também conseguem ver o atrativo, mas de outro ângulo. Há poços de água na parte superior e inferior da queda.

Acidente

O operador de máquinas Pedro Henrique Pereira não sabia nadar. A informação foi repassada por Rafael Junior, amigo da vítima.

“Ele não sabia nadar, mas ia em muitas cachoeiras e trilhas”, contou.
Pedro era do Distrito Federal e tinha ido para a Chapada dos Veadeiros com uma excursão. De acordo com o amigo, o operador de máquinas era uma pessoa trabalhadora, amiga e muito alto astral. O velório dele aconteceu na segunda-feira (19), no DF.

Entenda o caso

O afogamento aconteceu domingo (18). Pedro estava em uma excursão, com um grupo de pelo menos 10 pessoas.

Uma testemunha, que pediu para não ser identificada, relata que a vítima se desequilibrou em um desnível no local e caiu na parte funda da cachoeira e, por conta disso, acabou se afogando.

“Pessoas que estavam próximas dele ficaram sem reação, mas logo começaram a gritar quando viram que realmente ele estava se afogando. O salva-vidas da cachoeira jogou uma corda para ele segurar, só que ele já estava afundando. Ele afundou muito rápido”, diz a testemunha.

Após uma hora submerso, o corpo de Pedro foi retirado por guias turísticos de uma profundidade aproximada de 7 metros. Os bombeiros contaram que foram acionados pela Polícia Militar (PM), e ao chegarem no local, verificaram que o turista já estava morto.

Segundo os bombeiros, quatro policiais militares, dois agentes da Polícia Científica, guias locais, e mais seis pessoas ajudaram na operação.

Fonte: G1

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA