Em 2017, idealizada pelo Eng. Agrônomo César Augusto de Abreu – quando ele era Secretário de Meio Ambiente de Posse – GO, nascia a Volta Ciclística Mais Cerrado. A ideia surgiu por ocasião das comemorações do aniversário da cidade, tendo feito parte das atividades programadas. O evento foi um sucesso, com participação dos Aliados do Pedal (grupo de ciclistas da cidade, criado em 2010) e ciclistas de cidades vizinhas.
A Volta Ciclística Mais Cerrado continuou sob gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Sustentável de Posse, tendo ocorrido edições em 2018 e 2019. Em 2020, em virtude da epidemia de covid, não houve o evento.
O criador da Volta Ciclística Mais Cerrado faz questão de enaltecer o evento como uma grande confraternização de ciclístas e um tributo ao Bioma Cerrado – presente na região, dotado de uma biodiversidade riquíssima e, ao mesmo tempo, extremamente ameaçado por ações antrópicas (atividades desenvolvidas pelo homem).
Em 2022, já sob gestão total dos Aliados do Pedal, ocorreu a 4.a Volta Ciclística Mais Cerrado, repetindo o sucesso das edições anteriores e passando a ser um evento de cunho privado, conduzido por uma Diretoria Executiva, e patrocinado por empresários e cidadãos locais. A Diretoria Executiva conta, hoje, com os seguintes participantes: Hellen Melo, Clênio Melo, César Abreu, Itamar Sampaio, Olair Schmitz (Montanha), Eldir Fagundes, Leonardo Martins, Ivan Guimarães e Sandro Júnior.
No dia 11/06/2023, aconteceu a 5.ª Volta Ciclística Mais Cerrado, com percurso de, aproximadamente, 50 Km (em asfalto, estradão e trilha), e participação de mais de 200 ciclístas de Posse, cidades do Nordeste Goiano, Brasília, Goiânia e até de Minas Gerais. O evento contou com café da manhã; apoio no percurso (com hidratação e lanches); camiseta; medalha; e encerramento com um super almoço, animado pela dupla Jean Henrique & Gustavo (tendo o músico Eldir Fagundes no contrabaixo), no Rancho Haus Bier. A opinião geral é que o evento foi fantástico; inúmeros foram os elogios e agradecimentos feitos à Diretoria Executiva pelos participantes.
Ano a ano, a Volta Ciclística Mais Cerrado recebe número crescente de participantes; melhora a sua estrutura, proporcionando mais segurança, conforto e diversão aos participantes; e capricha, sob os cuidados da Hellen Melo, dos mínimos detalhes. Neste sentido, podemos afirmar, que a Volta Ciclística Mais Cerrado é, atualmente, um dos maiores eventos ciclísticos do Nordeste Goiano e de Goiás. Que venham as próximas edições!
Em tempo: a Diretoria Executiva fez questão de registrar os agradecimentos a todos os participantes e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuiram para o sucesso do evento. Um agradecimento especial aos patrocinadores, e à Polícia Militar do Estado de Goiás e ao Corpo de Bombeiros, pela segurança proporcionada.