O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) vai apurar as responsabilidades trabalhistas da morte de um operador de maquinas, no Distrito de Roda Velha, na zona rural de São Desidério, na região oeste do estado.
O operador morreu após a máquina pulverizadora que ele dirigia cair em uma barragem, no início deste mês. O corpo foi resgatado a uma profundidade de dois metros. O inquérito foi aberto logo após o acidente.
O trabalhador não teve sua identidade revelada. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma equipe do 17º Grupamento (GBM) foi acionada e encontrou o trabalhador preso na cabine do trator que ele conduzia. Para retirá-lo, os militares utilizaram outro veículo e demoraram cerca de uma hora na operação. O corpo do operário foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passou por perícia antes de ser liberado à família para os trâmites do sepultamento.
O MPT abriu inquérito civil para reunir informações que identifiquem eventuais falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho que tenham levado ao acidente. Caso se confirme que houve um acidente de trabalho, o MPT vai buscar a reparação dos danos em ajuste de conduta ou uma ação judicial. Nos próximos dias, deverão ser encaminhados ofícios aos órgãos de fiscalização, como Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e principalmente Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA).
São os auditores-fiscais do trabalho da SRT-BA que deverão concluir a peça principal do inquérito, que é o laudo apontando as falhas nas normas de segurança que levaram à tragédia. A partir dos dados recolhidos, o MPT vai buscar a reparação dos danos em um ajuste de conduta ou uma ação judicial.