Palestra foi em alusão a Campanha Janeiro Branco
As equipes de psicologia e serviço social da Policlínica Estadual de Posse promoveram uma ação educativa com os usuários da unidade sobre o Janeiro Branco, mês que conscientiza a respeito dos cuidados com a saúde mental. Os profissionais abordaram os impactos da desinformação, senso comum, relacionados ao tema.
O neuropsicólogo e psicanalista Paulo Amorim e a assistente social Irani Monsueth comentaram o significado da campanha. “É preciso ter cautela com as expectativas; é importante estabelecer metas tangíveis, com prazos mais curtos ou divididas em etapas; o ideal é que o exercício de auto-observação seja cotidiano e realizado com generosidade e autoacolhimento”, explicaram.
Segundo os profissionais, é importante fazer atividades que tragam satisfação. Momentos de lazer, prática de hobbys, esportes ou atividade física, que propiciam bem-estar psíquico. “Para melhorar os padrões de sono, algumas estratégias de higiene do sono podem ajudar, como ter uma rotina de horário para deitar e levantar, evitar o uso de equipamentos eletrônicos pelo menos 1h antes de ir para a cama, realizar atividades relaxantes preparatórias para o sono e manter o ambiente propício para dormir”, disseram.
Paulo Amorim e Irani Monsueth destacaram que é importante dar atenção ao presente. “Pensar constantemente em coisas que já aconteceram ou poderão acontecer é um grande desencadeador de angústia. Portanto, é importante focar nas ações possíveis, naquilo que está no controle e aproveitar as experiências atuais”, afirmaram.
Fonte: Diário da Manhã