Aos 54 anos de idade e ‘vivinho da Silva’, o motorista José Damião Fernandes descobriu que constava como morto quando tentou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O caso aconteceu em Rio Verde, no Sudoeste goiano e depois de passar pelo processo em uma autoescola e realizar os exames necessários, recebeu do Detran uma resposta inesperada: “Operação não permitida, pessoa faleceu”.
O departamento de trânsito afirma que no cartório da cidade o óbito de José Damião foi registrado em 4 de janeiro de 2010 e que, portanto, dados precisam ser alterados no sistema. Neste dia morreu um amigo de infância de José e foi ele quem organizou a documentação no cartório.
A carteira de habilitação do José Damião venceu no último dia 25 de janeiro. Ele trabalha como motorista em uma propriedade rural de Rio Verde e com isso procurou uma autoescola para regularizar a situação. Fez os exames necessários e os dados foram encaminhados ao Detran, mas o órgão de trânsito afirmou que não seria possível dar seguimento à renovação do documento. No órgão consta a morte do motorista, com dados sobre livro, folha de registro e CNPJ do Cartório Teixeira, localizado em Rio Verde.
Procurado pela reportagem, o Cartório Teixeira, localizado em Rio Verde, disse que emitiu uma certidão negativa para a vítima e que documento será entregue ainda nesta quarta-feira (30), mas negou que problema tenha ocorrido na unidade. Na Receita Federal e no Cadastro de Pessoa Física (CPF) também não constam, segundo o cartório, nenhum registro de óbito em nome do José Damião. Com todo o problema, o motorista chegou a registrar, também em cartório, uma declaração de vida, mas o documento não foi aceito pelo Detran.
José Damião diz que em janeiro de 2010 morreu um dos seus amigos de infância: Edison Pereira Oliveira, vítima de um enfarte. A data, segundo ele, coincide com o possível registro de morte em seu nome, mas ele não sabia dessa situação até a manhã desta quarta-feira (30).
Nestes últimos 12 anos, entretanto, o motorista já havia renovado a CNH. “Consta que a renovação da carteira foi feita em 2017. Porém, o sistema de comunicação entre o Detran-GO e os cartórios foi atualizado depois de 2017, sendo de responsabilidade do cartório a atualização dos dados referentes ao Registro Civil das Pessoas Naturais”, afirmou em nota.
Fonte: O Popular