Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»8º Encontro Raízes celebra saberes ancestrais na Chapada dos Veadeiros
Cidades

8º Encontro Raízes celebra saberes ancestrais na Chapada dos Veadeiros

RedaçãoPor Redação28 de maio de 2025
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Em meio a paisagem da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi realizada de 15 a 18 de maio, a oitava edição do RAÍZES, um encontro de raizeiros, parteiras, benzedeiras e pajés. Desde 2016, o evento é realizado na Vila de São Jorge e em Alto Paraíso de Goiás, e esse ano, contou com mais de 100 mestres de saberes tradicionais vindos de vários estados do Brasil e mais de duas mil pessoas, entre eles voluntários, apoiadores e simpatizantes.

Uma equipe da Fiocruz participou do encontro, por meio do Projeto de Prospecção Fiocruz Cerrados, coordenado por Guilherme Franco Netto da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz). Também estiveram presentes a Fiocruz Brasília e o Canal Saúde.

Para Francyslane Vitória da Silva, que atua no Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz Brasília, o Raízes representa um espaço de fortalecimento das práticas de cuidado em saúde que não segue o modelo hegemônico. “São práticas que brotam da terra, do corpo, da vivência, da sabedoria popular. É resistência, é cura, é comunidade, e é uma forma de não deixar morrer esses saberes”, afirmou.

Na avaliação de Denise Cidade Cavalcante, também do PSAT, o evento possibilita o encontro entre culturas e gerações, fortalece a rede de cuidados, amplia as possibilidades de mapear experiências e identificar atores dos territórios, e permite estabelecer parcerias. “Minhas avós faziam chás e garrafadas e participar do evento reativou minhas memórias”, contou.

Plantas-símbolo – O encontro Raízes reúne uma diversidade de vozes e saberes em torno das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Em cada edição, os mestres escolhem uma planta medicinal para reafirmar a importância da biodiversidade do Cerrado e integrar todas as trocas de saberes do encontro. A planta escolhida é o algodãozinho do cerrado (Cochlospermum regium), subarbusto com flores amarelas e sementes envoltas em uma paina, semelhante ao algodão. A catuaba, sucupira, jatobá, copaíba, buriti, barbatimão e velame-branco foram as plantas escolhidas nas edições anteriores.

Benzimento – São cerca de 40 atividades e o benzimento nas corredeiras foi uma das mais procuradas. A atividade aconteceu no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – PNCV, um parque reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, considerado um santuário ecológico que abriga uma rica biodiversidade e formações geológicas. A valorização das benzedeiras e de suas práticas no evento ressalta a necessidade de preservar esses saberes como um patrimônio cultural imaterial.

Maria Bezerra, benzedeira e criadora da Escola de Almas Benzedeiras de Brasília, em 2017, decidiu seguir os passos da avó, que também era benzedeira. Atualmente, o grupo da Escola, realiza encontros que acontecem em postos de saúde e parques da cidade, com atendimentos gratuitos.

Quanto ao RAÍZES, Maria conta que, desde 2018, o grupo se mobiliza para levantar recursos para a realização do evento e, durante o evento, também atuam como voluntárias sendo guardiãs dos mestres e fazendo benzimentos. “Que esse evento sirva de inspiração para as futuras gerações e para que fortaleça cada mestre em suas comunidades e percebam a força desse coletivo, da reza, da energia da natureza (…). Aqui é um espaço de reconexão e reverberação”, afirmou.

A enfermeira e parteira indígena, Lua Ayré, participou da roda “Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés no âmbito do SUS” e disse que as ciências (tradicional e a ancestral) precisam se unir, cada uma contribuindo com soluções e o avanço do conhecimento. “A ciência indígena, que é a das ervas, vem para unir”, destacou.

A saída de campo para identificação de plantas medicinais do Cerrado, na Fazenda Volta da Serra, entre Alto Paraíso de Goiás e São Jorge também reuniu diversas pessoas que caminharam até o Poço Esmeralda. Essa atividade é guiada por raizeiros e benzedeiras, que compartilham seus saberes sobre o uso ancestral das ervas em práticas que buscam o cuidado com a saúde.

O evento terminou no domingo (18), com a feira de produtos naturais, ervas e artesanato na Praça do Encontro, em Alto Paraíso.

Destaques
Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorHomem morre no dia do aniversário após grave acidente na GO-237, em Niquelândia-GO
Próximo Matéria Caminhão carregado de milho tomba na “curva do caixão”, na GO-118, em Monte Alegre de Goiás
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

PRF e PM reforçam fiscalização integrada na BR-020, em Alvorada do Norte e Simolândia-GO

9 de outubro de 2025

Atletas do Karatê de Guarani, Iaciara e Posse-GO mostram força e talento na 4ª Copa Construindo Campeões, em Goiânia 

9 de outubro de 2025

Vídeo mostra vazamento dentro da Saneago em meio à falta d’água que atinge bairros de Posse-GO

9 de outubro de 2025

Mambaí-GO vai realizar a maior ação de saúde da história

8 de outubro de 2025

Vento forma grande redemoinho em Posse-GO

7 de outubro de 2025

Guarani de Goiás celebra o Dia das Crianças com programação especial de circo

7 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Batida entre dois carros deixa quatro mortos e três feridos na BR-349, em Correntina-BA

10 de outubro de 2025

PRF e PM reforçam fiscalização integrada na BR-020, em Alvorada do Norte e Simolândia-GO

9 de outubro de 2025

Homem acusado de matar a ex-mulher é preso após assassinar atual companheira em Formosa-GO

9 de outubro de 2025

Atletas do Karatê de Guarani, Iaciara e Posse-GO mostram força e talento na 4ª Copa Construindo Campeões, em Goiânia 

9 de outubro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.