Um reencontro cheio de emoção e lágrimas marcou a última sexta-feira (17/10) em Iaciara (GO). Depois de mais de meio século afastado, Dionesio Hercílio da Silva, de 69 anos, pôde finalmente rever e abraçar seus irmãos, encerrando uma longa história de saudade que começou ainda na infância.
Dionesio deixou a terra natal no ano de 1962, quando tinha apenas seis anos de idade. Ele partiu acompanhado dos avós para o município de Alexânia, onde passou a infância e juventude trabalhando na lavoura. Anos depois, a família se mudou para Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, continuando a vida simples e dedicada ao trabalho no campo.
Com o passar do tempo, os avós faleceram, Dionesio se casou e construiu sua própria família, tendo duas filhas. Já aposentado, ele nunca imaginou que voltaria a reencontrar os irmãos que havia deixado há mais de 60 anos.
O reencontro começou por uma feliz coincidência. No mês passado, a esposa de Dionesio conheceu um grupo de pessoas de Alvorada do Norte que estava em Luziânia. Ao conversar, ela decidiu pedir ajuda para encontrar os familiares do marido. Para surpresa de todos, uma das pessoas era colega de trabalho justamente da sobrinha de Dionesio, que mora em Alvorada.
A partir daí, os contatos foram feitos e o reencontro começou a ser planejado. Na última sexta-feira, o tão esperado momento aconteceu: Dionesio retornou a Iaciara e reencontrou os irmãos em um clima de forte emoção. Foram dez irmãos ao todo, sendo dois já falecidos, e todos os presentes se emocionaram com o abraço que parecia impossível depois de tantas décadas.
O encontro reuniu familiares, amigos e vizinhos, que celebraram a história de reencontro e união. Para Dionesio, o momento foi de gratidão e alegria: “Achei que nunca mais ia ver meus irmãos. Foi como voltar no tempo”, disse, emocionado.
Depois de 63 anos longe, o reencontro de Dionesio Ecilio da Silva com sua família mostrou que o tempo pode afastar, mas nunca apaga o amor e o laço que une o sangue e a memória.