Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Notícias»MPGO e MPDFT firma termo de cooperação para atuação conjunta em defesa da cidadania na região do Entorno do Distrito Federal
Notícias

MPGO e MPDFT firma termo de cooperação para atuação conjunta em defesa da cidadania na região do Entorno do Distrito Federal

RedaçãoPor Redação23 de agosto de 2022
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Estabelecer uma atuação conjunta entre os Ministérios Públicos de Goiás (MPGO) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) visando proporcionar a melhoria das condições de cidadania da população do Entorno do DF – este é o objetivo do termo de cooperação firmado nesta quinta-feira (18/8) entre as duas instituições, em reunião realizada na sede do MPGO.

Conforme previsto no documento de formalização da nova parceria, essa atuação conjunta envolve o fomento e a coordenação de ações nas áreas de segurança pública, combate à criminalidade e às organizações criminosas, saúde, meio ambiente, infância e juventude, consumidor, patrimônio público e cidadania.

O termo assinado consolidou a renovação de uma cooperação que subsidiou ações realizadas dentro do chamado Programa do Entorno –, mas foi agora estendida, com alcance e escopos mais amplos.

O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, e a procuradora-geral do MPDFT, Fabiana Costa Oliveira Barreto. Como testemunhas, assinaram a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Maria Ferreira Bueno; a vice-procuradora-geral de Justiça Jurídico-Administrativa do MPDFT, Selma Leite do Nascimento Sauerbronn de Souza, e o procurador distrital dos Direitos dos Cidadãos do MP do Distrito Federal, José Eduardo Sabo Paes.

Importância para o cidadão é ressaltada por procuradores-gerais

Para o procurador-geral de Justiça de Goiás, a cooperação entre as duas instituições irmãs é de fundamental relevância para a garantia dos direitos da população que vive na região do Entorno do Distrito Federal. “Sabemos da importância dessa conjunção de esforços voltada para o cidadão, para fortalecer uma região bastante crítica. Tenho certeza que esse esforço já vai surtir efeito para permitir que o cidadão se sinta apoiado, atendido”, reforçou.

A procuradora-geral Fabiana Costa reiterou os objetivos da parceria, de proporcionar a melhoria das condições de vida da população do Entorno do DF, com ações nas mais diversas áreas de atuação na defesa da coletividade. “A celebração desse acordo é a expressão do desejo comum pela busca do aprimoramento contínuo que deve pautar o Ministério Público Brasileiro; é o exemplo de união de esforços que tem a sociedade como principal beneficiada”, destacou. Ela observou que essa região abriga, atualmente, mais de 3 milhões de pessoas e apresenta graves problemas sociais.

Subprocuradora destaca expectativa de bons resultados

A expectativa de se alcançar bons resultados com esse trabalho integrado foi enfatizada pela subprocuradora-geral Laura Bueno. “A renovação desse termo, com as melhorias e ampliação do escopo, vai permitir que possamos avançar nas ações em favor da sociedade”, pontuou.

Mencionando a reunião de trabalho marcada para amanhã, a subprocuradora-geral explicou que a ideia é que, nesse encontro, seja apresentada, em cada área de atuação comum, qual a perspectiva, o que se imagina ser possível avançar. “Queremos apresentar, compartilhar nossos projetos, mas também aprender com o MPDFT, com experiências bem-sucedidas”, sublinhou Laura Bueno, reforçando a confiança de que será possível “prestar contas à sociedade de um bom trabalho na defesa dela, que é o nosso dever constitucional”.

A vice-procuradora-geral Selma Leite lembrou que esse termo de cooperação quer alcançar uma comunidade que é invisível para as políticas públicas, problema esse que os MPs têm o dever de trazer à tona e enfrentar. “Realmente, é um grande desafio para nós, do Ministério Público, conseguir uma unidade de atuação para esses invisíveis nas políticas públicas. O que estamos fazendo aqui é trabalhar a proposta constitucional dessa unidade”, afirmou.

Legitimação conquistada na prática diária é pontuada por promotora

O fortalecimento do entendimento do Ministério Público como um MP social, que defende a cidadania, e que deve atuar em conjunto foi ressaltado também pelo procurador distrital dos Direitos do Cidadão do MPDFT, José Eduardo Sabo Paes. Segundo avaliou, o novo termo de cooperação vem consolidar um trabalho conjunto que já era feito e foi reforçado durante a pandemia. “Vamos aumentar esse espectro (do que era feito). Estamos de coração tranquilo, com a certeza de que poderemos servir e atuar junto aos destinatários do nosso papel de Ministério Público, que é o cidadão. Ele que está esperando um serviço melhor. E que façamos com que o Estado também cumpra sua parte”, salientou.

Coordenadora da Área da Saúde do MPGO, Lucinéia Vieira Matos reforçou as falas que pontuaram que problemas não têm fronteiras, lembrando que “as necessidades e anseios dos cidadãos também não têm (fronteira)”. “Se nós pudermos concatenar ações para que possamos trabalhar juntos e fazer entregas mais efetivas para aquela população tão carente de cidadania, seria muito positivo”, observou. Ela ponderou que a essencialidade do Ministério Público, embora assegurada constitucionalmente, é conquistada na prática diária, com as ações legitimadas junto às pessoas “que fomos chamados a servir”.

Reunião foi prestigiada por integrantes dos dois MPs

Pelo MPGO, participaram também da reunião os subprocuradores-gerais de Justiça para Assuntos Administrativos e para Assuntos Jurídicos, Cyro Terra Peres e Marcelo André de Azevedo; a coordenadora de Projetos Institucionais, Sandra Mara Garbelini; a coordenadora da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, Ivana Farina Navarrete Pena; os assessores da Subprocuradoria para Assuntos Institucionais, Lílian Conceição Mendonça de Araújo e Steve Gonçalves Vasconcelos, e os coordenadores de áreas de atuação Cristiane Marques de Souza (Infância, Juventude e Educação), Daniela Haun de Araújo Serafim (Meio Ambiente e Consumidor), Fabiana Lemes Zamalloa do Prado (Patrimônio Público e Terceiro Setor), Felipe Oltramari (Criminal), Lucinéia Vieira Matos (Saúde) e Tamara Andréia Botovchenco Rivera (Políticas Públicas e Direitos Humanos).

Do MPDFT, vieram a Goiás os promotores de Justiça Bernardo Barbosa Matos e Eduardo Gazzinelli Veloso, as promotoras de Justiça Lenna Luciana Nunes Daher e Hiza Maria Silva Carpina Lima, além do servidor da Procuradoria Distrital dos Direitos dos Cidadãos, Luiz Gustavo Rabelo.

Obrigações são detalhadas no documento

Para realização do objetivo definido na parceria, o termo de cooperação estabelece as seguintes obrigações para o MPGO e do MPDFT:

a) atuar em parceria na esfera de suas atribuições constitucionais, nas áreas de mobilidade, segurança pública, saúde, meio ambiente, infância e juventude, cidadania, consumidor, patrimônio público e outras;
b) constituir Grupo de Trabalho com atuação nas áreas citadas;
c) realizar a interlocução com o fim de articular os órgãos de execução para atuarem de acordo com o planejamento conjunto;
d) discutir e planejar as estratégias e as ações a serem desenvolvidas;
e) colher dos órgãos de execução proposta de atuação, bem como formulá-las;
f) formular o calendário de atividades dos órgãos de execução;
g) exercer outras atribuições designadas pelos respectivos procuradores-gerais de
Justiça;
h) fomentar e estabelecer parcerias visando ao aperfeiçoamento profissional dos promotores de Justiça de ambas as instituições.

Reunião de trabalho será nesta sexta-feira (19/8)3

A primeira reunião de trabalho do grupo já está agendada: será nesta sexta-feira (19/8), pela manhã, na sala 201, na sede do MPGO. Os participantes pretendem definir algumas das ações a serem executadas.

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorEx-namorado é suspeito de matar jovem com tiro no rosto, em Valparaíso de Goiás
Próximo Matéria Homem é detido pela PRF ao apresentar documento falso durante abordagem em Barreiras-BA
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Incêndio de grandes proporções atinge fardos de algodão em pátio de algodoeira em LEM-BA

16 de outubro de 2025

Raio causa incêndio, e visitantes acampados na Chapada dos Veadeiros são retirados do parque

16 de outubro de 2025

Polícia Civil prende suspeitos em operação contra o tráfico de drogas em Mambaí-GO

15 de outubro de 2025

Colisão entre caminhão e carro deixa vítima presa nas ferragens na BR-020, em Alvorada do Norte-GO

15 de outubro de 2025

Chuva ajudou no combate a incêndios na Chapada dos Veadeiros

14 de outubro de 2025

Perseguição termina com tiros e dois homens presos na BR-020

14 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Incêndio de grandes proporções atinge fardos de algodão em pátio de algodoeira em LEM-BA

16 de outubro de 2025

Raio causa incêndio, e visitantes acampados na Chapada dos Veadeiros são retirados do parque

16 de outubro de 2025

Cidades do Nordeste Goiano são beneficiadas com Aluguel Social

16 de outubro de 2025

Vice-prefeito rompe com a prefeita de Formosa-GO e se afasta da gestão municipal

16 de outubro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.