Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Notícias»Aldeia Multiétnica abre programação na Chapada dos Veadeiros
Notícias

Aldeia Multiétnica abre programação na Chapada dos Veadeiros

RedaçãoPor Redação12 de julho de 2024
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

A experiência cultural da Aldeia Multiétnica está volta a partir desta sexta-feira (12/7) e movimenta a Chapada dos Veadeiros. Trata-se de um grande encontro multiétnico de partilha de conhecimentos entre os povos indígenas e uma oportunidade de não-indígenas conhecerem de perto as culturas desses povos. Cada edição reúne cerca de 5 mil pessoas, entre convidados e visitantes.

No evento, que este ano chega à 16ª edição, indígenas de todas as regiões do País se reúnem para apresentar seus saberes, modos de fazer e usos e costumes de diversas maneiras (cantos, dança, gastronomia, pinturas corporais, arte); compartilhar as lutas por seus direitos originários e para manter suas culturas e territórios tradicionais; e debater com indígenas e não-indígenas as temáticas a respeito da realidade nas aldeias, por meio de rodas de conversa e da convivência diária com os participantes.

Cada dia uma etnia realiza uma festa tradicional. As celebrações começam no amanhecer e vão até o início do próximo dia, quando o comando da Aldeia passa para outro povo. Uma programação que preenche os dias, tardes e noites com apresentações culturais, rodas de conversa, oficinas, palestras, vivências artísticas e feira de artesanato tradicional, mas também com tempo livre para conversas ao pé da fogueira, reflexões, descanso nas redes e banhos de rio.

Em 2024, esta será a programação de festas dos povos:

Sábado 13 de julho – Kariri Xocó

Domingo 14 de julho – Xavante

Segunda 15 de julho – Kayapó Mebêngôkré

Terça 16 de julho – Guarani Mbyá

Quarta 17 de julho – Krahô

Quinta 18 de julho – Povos do Alto Xingu

Sexta 19 de julho – Fulni-ô

Também está confirmada a participação de um grupo de indígenas do Canadá, das etnias Innu e Wolastoqiyik, de um grupo Yawanawá/AC, de um grupo do povo Rikbaktsa/MT e um grupo Panará (PA), além de convidados de diferentes etnias do Brasil e da América Latina, como a artista plástica Olinda Silvano (Shipibo-Konibo, Peru).

A programação completa está no site www.aldeiamultietnica.com.br.

A XVI Aldeia Multiétnica é patrocinada pela Embratur. O Sebrae patrocina nesta edição a Feira de Experiências Sustentáveis do Brasil, que inicia na Aldeia Multiétnica no dia 13 de julho e continua até 27 de julho, encerrando no XXIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

A cada ano, um show encerra a edição. Além da programação com diversos artistas e músicos indígenas contemporâneos, como Tainara Takua, Cafurnas Fulni-ô, Lappa Yawalapiti, Heloisa Kariri Xocó e Owerá MC, já subiram ao palco Mateus Aleluia, Ponto de Equilíbrio, Ponto BR, Maria Gadú e Cordel do Fogo Encantado. Nesta edição, o encerramento fica por conta de Zeca Baleiro, que recentemente criou a trilha sonora do filme “De longe toda serra é azul”, sobre a vida do indigenista Fernando Schiavini, um dos idealizadores da Aldeia Multiétnica, que também será lançado na ocasião. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.

Onde tudo acontece

A Aldeia Multiétnica está localizada em uma área de preservação ambiental do Cerrado Cerrado de altitude com plantas endêmicas a 20 km de Alto Paraíso de Goiás/GO, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

O espaço segue o formato tradicional das aldeias Jê e atualmente tem oito casas indígenas construídas por representantes dos povos Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Fulni-ô (PE), Guarani Mbyá (SC), Xavante (MT), Kariri Xocó (AL/DF), Alto Xingu (MT), Yanomami (AM) – esta última, no centro da Aldeia, foi desenhada por Davi Kopenawa, importante liderança, especialmente para o projeto, e é um lugar de trocas e encontros entre todas as etnias.

Um circuito cultural único, a oportunidade de conhecer a arquitetura tradicional e os modos de vida desses povos a apenas 220 km de Brasília.

Fora isso, três cachoeiras fazem parte do espaço e estão inclusas na experiência: Almécegas I, Almécegas II e a recente Almécegas III, exclusiva da Aldeia Multiétnica. Uma praia do Rio dos Couros completa as opções do atrativo.

A Aldeia Multiétnica

Mais do que um evento, a Aldeia Multiétnica é um projeto sociocultural que desde 2007 atua no fortalecimento das culturas e lutas políticas de grupos de mais de 10 etnias indígenas de todas as regiões e biomas brasileiros. Algumas delas: Kayapó/Mebêngôkré (PA); Avá Canoeiro (GO); Krahô (TO); Fulni-ô (PE); Guarani Mbyá (SC); Xavante (MT); Povos do Alto Xingu (MT); Kariri Xocó (AL/DF); e Karajá (TO).

Mais de 10 mil indígenas de todas as regiões do Brasil já participaram da Aldeia Multiétnica. A participação se estende a pesquisadores, indigenistas, biólogos e especialistas em diferentes áreas referentes aos povos indígenas e comunidades tradicionais, que agregam às discussões e proposições da programação do projeto. Fora o evento no mês de julho, a articulação junto aos povos participantes acontece ininterruptamente ao longo do ano na Chapada dos Veadeiros, em Brasília e nos territórios indígenas.

A Aldeia Multiétnica é realizada pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge em parceria com o Centro de Estudos Universais – AUM, entidades privadas sem fins lucrativos. Os preços dos pacotes da vivência são cuidadosamente calculados pela equipe, que organiza o evento desde 2007. Esses custos incluem alimentação para cerca de 300 pessoas, contratação de profissionais para todas as fases do evento, transporte e alimentação dos grupos indígenas de suas aldeias e manutenção da infraestrutura do espaço. As vendas dos pacotes e entradas diárias cobrem as despesas e garantem a continuidade do projeto.

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorCavalcante-GO desenvolve práticas corporais com ações de sustentabilidade
Próximo Matéria Carro que ‘Denis Gigante’ dirigia quando morreu estava com ele há quase 10 anos e tinha sido adaptado para sua altura
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Homicídio é registrado no centro de Posse-GO

21 de outubro de 2025

Polícia apreende 14kg de maconha e prende dois indivíduos por tráfico de drogas em Campos Belos-GO

20 de outubro de 2025

Motociclista fica ferido após acidente na GO-446, em Posse-GO

20 de outubro de 2025

Acidente entre ônibus, caminhão e carro deixa 15 feridos na BR-020

20 de outubro de 2025

Acidente com moto deixa dois feridos na GO-108, entre Guarani de Goiás e o Parque Terra Ronca

20 de outubro de 2025

Turista é resgatado após ficar dois dias perdido em trilha na Chapada dos Veadeiros

19 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Homicídio é registrado no centro de Posse-GO

21 de outubro de 2025

Crer entrega 158 dispositivos ortopédicos a pacientes de Cavalcante-GO

21 de outubro de 2025

Hospital Estadual de Formosa-GO é destaque estadual em vigilância epidemiológica

21 de outubro de 2025

Vem aí a 4ª Edição do Campeonato Municipal de Futebol de Guarani de Goiás

21 de outubro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.