Aberta oficialmente nesta quarta-feira (1º) a 16ª edição da Bahia Farm Show foi marcada pela assinatura do Termo Declaratório de Divisa Territorial, entre os estados da Bahia e Tocantins.
A assinatura, formalizada entre os governadores da Bahia, Rui Costa e do Tocantins, Wanderley Barbosa atendeu a uma solicitação de mais de 30 anos de agricultores que possuem propriedades na área de divisa e que se encontravam em situação de insegurança jurídica, considerando haver outras propostas de demarcação territorial, além da formatada pelo IBGE e que passa a ser a adotada a partir de agora.
O acordo, celebrado durante o evento, teve a articulação dos produtores rurais por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade que fez da questão, bandeira de luta.
“O palco para a assinatura deste acordo histórico não poderia ser outro que não a Bahia Farm Show, uma feira pensada em apoiar o agricultor, seja com novas tecnologias, conhecimento e em articulações importantes junto às esferas governamentais. Esta celebração marca a retomada da Feira após a pandemia da Covid-19 e traz mais segurança às famílias que produzem nas áreas de fronteira. Nosso agradecimento aos dois governos por entenderem nosso pleito. Certamente agora, os agricultores estarão ainda mais entusiasmados e fortalecidos para fazer negócios durante a Feira”, destacou o presidente da Bahia Farm e da Aiba, Odacil Ranzi.
A assinatura mútua também foi destacada durante os pronunciamentos dos dois governadores. “Manifesto a minha alegria por este momento. Juntos, estamos fazendo algo que há décadas o setor produtivo da nossa divisa espera, uma integração, uma resolução de um problema crônico”, destacou Wanderley Barbosa. Por sua vez, o governador baiano reforça a importância deste documento para os produtores. “Foi uma solicitação importante e que mobilizou nossas equipes técnicas na busca por uma resposta capaz de garantir a tranquilidade das famílias que ali vivem e produzem”, disse. Na oportunidade, Rui Costa anunciou melhoria da pista do aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, fundamental para o setor do agronegócio.
Participaram da cerimônia de abertura o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Busato, da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano, Ademar Marçal, secretário de Agricultura da Bahia, Leonardo Bandeira, presidente da Abapa e Fundeagro, Luís Carlos Bergamaschi, além de representantes de instituições financeiras participantes da Feira e políticos da Bahia e do Tocantins.
Homenagem – Como acontece em todas as edições da Bahia Farm Show, este ano o produtor rural homenageado na abertura do evento foi Ildo João Rambo, titular do Conselho Fiscal da Aiba e defensor das causas da categoria. “Um dia muito feliz para mim, esta homenagem é um reconhecimento pelo meu trabalho junto à associação, só tenho a agradecer ao presidente Odacil Ranzi e a todos os agricultores por este momento”, destacou. A Bahia Farm Show segue até o próximo sábado (4) com a demonstração das principais tecnologias agrícolas com a participação de mais de 360 empresas expositoras, programação de debates e palestras e lançamentos de produtos e serviços voltados para o agronegócio.
Ascom Bahia Farm Show