Um bezerro nasceu com seis patas em Campos Belos (GO), no nordeste de Goiás. O par extra cresceu nas costas do animal, sem causar risco grave à sua vida. Um médico veterinário foi chamado e extirpou os membros sobressalente.
Até as últimas notícias, ele resistiu bem à cirurgia e deve se desenvolver bem, como os demais.
O professor de veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo José Bastos Queiroz, explica que o bezerro possui uma condição chamada de polimelia. Trata-se de uma malformação congênita, na qual o animal tem um número de membros a mais do que o normal.
Casos como esse são considerados raros, mas já aconteceram em outras partes do Brasil e do mundo. Em 2021, uma bezerra nasceu com seis patas e duas cinturas no interior do Rio de Janeiro. O animal chegou a ser entregue pelo dono ao hospital veterinário do Centro Universitário de Valença (UNIFAA) para que o caso fosse acompanhado pelos especialistas.
Causas
As causas da polimelia não são totalmente conhecidas, mas podem estar relacionadas a fatores genéticos ou ambientais. Alguns estudos sugerem que a consanguinidade entre os animais pode aumentar o risco de ocorrências como essa.
Recuperação
O bezerro de Campos Belos se recupera bem da cirurgia e deve ter uma vida normal. A polimelia não costuma causar problemas de saúde, desde que o membro extra não interfira na movimentação do animal.
“A polimelia pode ser ocasionada por mutações genéticas e também pelo crescimento inadequado de siameses durante a gestação. Essas causas podem estar associadas a doenças ou deficiências nutricionais que afetam o desenvolvimento dos fetos na gestação”, explica o professor.
Fonte: Dinomar Miranda