Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Campos Belos e Posse-GO são incluídas como polos regionais em iniciativa para desenvolver o interior do Brasil
Cidades

Campos Belos e Posse-GO são incluídas como polos regionais em iniciativa para desenvolver o interior do Brasil

RedaçãoPor Redação5 de janeiro de 2025
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lançou o Programa Cidades Intermediadoras, que busca descentralizar o crescimento econômico e social do Brasil, promovendo desenvolvimento em áreas fora das grandes capitais. Entre os 26 novos polos regionais anunciados, as cidades de Posse e Campos Belos, em Goiás, foram incluídas como centros estratégicos para a nova iniciativa.

O programa visa criar núcleos regionais que concentrem investimentos e potencializem o crescimento ordenado em conjunto com municípios vizinhos. No caso de Posse e Campos Belos, será formada a Região Imediata (RI) com 14 municípios, incluindo Alvorada do Norte, Buritinópolis, Guarani de Goiás, Monte Alegre de Goiás, entre outros.

O coordenador do projeto, Danilo Campelo, explicou que o programa tem como foco interiorizar o desenvolvimento, diminuindo a pressão sobre metrópoles e capitais. “Queremos que essas cidades intermediadoras se tornem pontos de referência para o adensamento do tecido produtivo, oferecendo infraestrutura, emprego e serviços de qualidade”, afirmou.

Os polos foram escolhidos com base em critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e em análises técnicas da Sudene, Sudeco e Sudam. As ações vão priorizar áreas como infraestrutura, geração de empregos, melhoria de renda e desenvolvimento urbano.

O programa contará com consórcios públicos, que envolverão representantes dos municípios e da sociedade civil. A participação popular será essencial para definir as prioridades e acompanhar a implementação das ações.

Em Goiás, além de Posse e Campos Belos, outras iniciativas regionais serão integradas ao plano, fortalecendo o potencial econômico do Nordeste Goiano.

A estratégia é parte da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que busca dar atenção a áreas que podem se tornar polos intermediários de bens e serviços.

Com essa iniciativa, o Governo Federal espera transformar o interior do Brasil em uma força motriz de desenvolvimento econômico e social, criando novas oportunidades para populações que historicamente estiveram afastadas dos grandes centros urbanos.

O MIDR estabeleceu critérios de tipologia da PNDR com base nos graus de dinamismo e riqueza dos municípios. A estratégia de territorialização do programa toma como ponto de partida as chamadas regiões geográficas imediatas propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém com parâmetros diferentes. A partir desta identificação, somada ao conhecimento do território e às condições econômicas dos municípios, a Sudene apresentou contribuições técnicas que balizaram a escolha cidades-polo de regiões imediatas para se tornar cidades intermediadoras. “A estratégia é que agora você leve um conjunto de ações para esse pólos de cidades intermediadoras e com isso você desenvolva aquele território”, completou Danilo Campelo. 

As agendas de desenvolvimento propostas pelo Ministério envolvem ações que englobam temas como infraestrutura e desenvolvimento produtivo, pensando as cidades como núcleos estratégicos para o adensamento do tecido produtivo. As intervenções no território buscam ampliar oferta de trabalho e aumento de renda, além de trazer serviços de maior qualidade e o aprimorar as estruturas econômicas e urbanas. 

“Dentro desse Comitê Executivo da PNDR participam vários outros ministérios, assim como as superintendências Sudene, Sudam e Sudeco. Estamos todos tomando conhecimento dessa estratégia e todo mundo vai trabalhar conjuntamente para o desenvolvimento desse território. Na prática, é o Governo Federal atuando em conjunto, voltando a atenção para essas cidades para fazer com que elas possam atingir seu potencial como cidades intermediadoras de bens e serviços”, finalizou o coordenador da Sudene.

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorTrês pessoas são presas suspeitas de tráfico de drogas em Campos Belos-GO
Próximo Matéria Três pessoas ficam feridas após veiculo capotar na BR-020, em Posse-GO
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Na BR-020, passageiro morre após ser esmagado por ônibus durante reparo

18 de outubro de 2025

Fragilidade ameaça as “chaminés de fada” em Campos Belos-GO

18 de outubro de 2025

Homem é preso durante Operação Força Total em Campos Belos-GO

18 de outubro de 2025

Cinco ações criminais são abertas por supostos crimes cometidos em grupos de WhatsApp em Mambaí-GO

18 de outubro de 2025

Após reunião com lideranças do PT, José Eliton fala sobre futuro político: “Há um filme a desenrolar”

18 de outubro de 2025

Senador Wilder Morais processa 32 portais de notícias

18 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Na BR-020, passageiro morre após ser esmagado por ônibus durante reparo

18 de outubro de 2025

Fragilidade ameaça as “chaminés de fada” em Campos Belos-GO

18 de outubro de 2025

Homem é preso durante Operação Força Total em Campos Belos-GO

18 de outubro de 2025

Cinco ações criminais são abertas por supostos crimes cometidos em grupos de WhatsApp em Mambaí-GO

18 de outubro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.