InícioBrasilChapada dos Veadeiros terá semana de descontos para os visitantes

Chapada dos Veadeiros terá semana de descontos para os visitantes

Mais de 70 estabelecimentos de cinco municípios nas proximidades da Chapada dos Veadeiros vão sediar um dos maiores festivais de descontos da região, o Chapada Week. Meios de hospedagens, agências de passeios turísticos, de venda ingressos para atrativos e de terapia holística, restaurantes, lojas de suvenires e muitos outros serviços estarão oferecendo promoções de 10% a 50% para os visitantes no período de 8 a 19 de março.

Dois oito municípios que compõem a Chapada dos Veadeiros, participam São João d”Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante. “A segunda edição do Chapada Week 2 é mais uma maneira de colocar o evento no calendário do turismo nacional e dar mais visibilidade a um destino tão procurado até mesmo internacionalmente”, afirma Andrea Manzan, presidente da Associação Veadeiros.

Segundo a assoicação que organiza o festival, além de fomentar a economia e o empreendedorismo local, o evento tem também objetivo de atrair aquele visitante que já conhece a Chapada dos Veadeiros mas gostaria de retornar, convidar novos turistas e incentivar também os moradores a aproveitar a região e se beneficiar com descontos.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001

A região

A Chapada dos Veadeiros está localizada no nordeste do Estado de Goiás, distante 230 km de Brasília (DF) e a 430 km de Goiânia (GO). A região de Cerrado é um destino turístico para quem busca imersão na natureza paisagens, um descanso merecido ou até os aficionados por trilhas. Na região, segundo a Associação Veadeiros, encontram-se mais de 2.000 cachoeiras que podem chegar a 180 m de queda d’água, piscinas naturais e águas termais.

O local ainda oferece experiências diferenciadas em várias estações do ano. De outubro a maio, na chamada “Época das Águas”, pode-se apreciar as cachoeiras na época da cheia, nadar em piscinas naturais de borda infinita, contemplar o famoso pôr-do-sol do Cerrado, conhecer a grande variedade de tratamentos relaxantes e apreciar a rica gastronomia local. De junho a setembro, período da seca, a região se colore com as águas cristalinas.

Cachoeira do Bonito, com seu poco de águas esverdeadas e cristalinas

Águas cristalinas

Cachoeiras, piscinas naturais, riachos, matas de Cerrado e rochas formadas há mais de 600 milhões anos atraem milhares de turistas anualmente. De natureza rica e um berço de águas, Alto Paraíso de Goiás já catalogou cerca de 120 cachoeiras de diversos tamanhos e com poços dos mais variados tipos. O município preserva o Vale da Lua, com suas formações rochosas esculpidas pelo rio São Miguel que ganham aspecto “lunar”.

Outros locais muito procurados são as cachoeiras Santa Bárbara, Capirava e Candaru, localizadqs na comunidade Kalunga Engenho II, a 27 km do centro do município de Cavalcante. Quem quiser, pode aproveitar a oportunidade e enriquecer a experiência conhecendo outros atrativos próximos como as cachoeiras Veredas e de São Bartolomeu.

A cachoeira do Label, com 167 metros, a mais alta da Chapada dos Veadeiros

A mais alta

Já a mais alta cachoeira do Estado de Goiás fica bem no portal da Chapada dos Veadeiros, em São João d’Aliança. Com 187 m de queda, a cachoeira do Label impressiona os visitantes por se tratar de um santuário ecológico preservado. Próximo de lá é possível conhecer as cachoeiras do Complexo Veadeiros, a cachoeira do Bonito e o Paraíso dos Cactos.

O Restaurante Da Minelci oferece comida quilombola na comunidade kalunga Engenho II, em Cavalcante

Gastronomia

A Chapada dos Veadeiros oferece ainda bons restaurantes para todos os bolsos e gostos. Após apreciar a natureza, é possível encontrar desde opções com cardápios regionais e sabores típicos até cozinhas internacionais. Há desde restaurantes self-service, comida caseira, pizzas, massas, risotos e hambúrgueres até sofisticados, vegetarianos e veganos.

Um dos mais recomendados é o restaurante kalunga da Minelci, na comunidade quilombola do Engenho II, com descontos de até 20%, as delícias do Coffee Shop São Bento e os pratos do Cravo e Canela, com descontos de 15%. Há até restaurante de comida árabe, como o Lamirah, e também a primeira risoteria do país, o Santo Cerrado, com descontos de 15%.

O Jardim de Maytrea, entre Alto Paraíso do Goiás e a Vila de São Jorge, é considerado um lugar místico

Destino holístico

Uma aura mística também envolve a Chapada dos Veadeiros. Isso porque ela está localizada sobre a maior concentração de quartzo rosa do planeta, há quem considere essa região o chakra cardíaco da Terra. Some-se a energia dos cristais ainda força incomum das águas cristalinas que brotam de várias nascentes e a exuberância do bioma do Cerrado.

O fato da Chapada estar na linha do Paralelo 14, o mesmo que corta o sítio de Machu Picchu, no Peru, aguça ainda mais o misticismo do local. Há quem diga que um túnel subterrâneo liga as duas cidades. Além disso, o visitante vai ouvir incontáveis histórias de avistamento de OVNIs – ETs e naves espaciais são suvenires presentes em várias lojinhas.

A Chapada dos Veadeiros oferece ainda um cardápio de terapias medicinais, holísticas e vivências espirituais. Durante o Chapada Week, profissionais organizados pela Associação de Terapeutas de Alto Paraíso (ATAP) oferecem descontos de 20% em terapias como Reiki, alinhamento de chakras, ioga, cone chinês, florais, tarô, terapias medicinais e massagens.

As cidades da região tem mais de 3.500 leitos para todos os bolsos e perfis de público

Hospedagem

A região conta com 3.500 leitos para diferentes perfis de turistas. De campings a pousadas charmosas eintimistas, os visitantes terão opções de descontos variados. A lista completa de hospedagens da Chapada dos Veadeiros com desconto pode ser conferida no site oficial do festival.

Para aproveitar as diversas atrações da Chapada dos Veadeiros e garantir uma experiência completa e segura, é importante a contratação de guias e/ou operadoras de turismo. As caminhadas em meio à natureza exigem pessoas que conheçam o local e sugiram os melhores trajetos.

A arara Canindé é uma das espécies emblemáticas do Cerrado

Além disso, parceiros do Chapada Week 2023, como Trilheiras na Estrada, Guia na Trilha, Circuito Central, Travessia, Zaltana Ecoturismo e Logística Aventura, entre outros, poderão contar as histórias, curiosidades, apresentar a fauna e a flora locais.

A Chapada dos Veadeiros reúne centenas de atrativos, que vão desde aqueles com acessos mais fáceis até trilhas de maior grau de dificuldade.O ideal em qualquer passeio em ambiente de natureza é sempre contratar um guia/condutor local de visitantes.

Entre os conselhos dos guias mais experientes estão não subestimar a força da água, não nadar em áreas proibidas, evitar saltar de rochas ou cachoeiras, não subestimar a profundidade das águas e, é claro, promover o turismo responsável e consciente. 

Nova travessia: recentemente, o Parque Nacional ganhou mais uma opção de acesso. A travessia conhecida como São Jorge / Capela tem 25 km e liga São Jorge à comunidade Capela, passando pela xerra de Santana e parte de uma trilha histórica, com duração de cerca de nove horas. A trilha também é o primeiro acesso oficial ao parque nacional por Cavalcante (GO), outro destino com vários atrativos na região. É possível acampar durante o trajeto, com valores sob consulta. Recomenda-se a contratação de um guia local para percorrer o trajeto;

Mundo sem fim: segundo o calendário maia, previa-se que o fim do mundo estava datado para 21 de dezembro de 2012. Isso fez com que a região ficasse conhecida como o lugar que não seria atingida por catástrofes geográficas e até esotéricas. A informação fez com que o local ganhasse maior visibilidade, aumentasse a população e houvesse alta na compra de lotes e propriedades. Após passada a data sem grandes eventos, o destino manteve-se como destino de turismo místico, esotérico e, por sua natureza, ecológico.

Santuário Volta da Serra, em Alto Paraíso de Goiás, revela uma belíssima paisagem do Cerrado

Bioma rico: a Chapada dos Veadeiros está dentro do Cerrado brasileiro, ou “Savana brasileira”. Estima-se que a região do Cerrado exista há mais de 65 bilhões de anos e ocupe 23,9% do território nacional. Apenas no parque, são mais de dez mil espécies de plantas, sendo 5.000 delas exclusivas do local, mais de 2.000 cachoeiras e quedas d’água, além de trilhas, oportunidades de esportes aquáticos, de aventura e de natureza.

Preservação: o destino busca ser uma referência em ecoturismo e consciência ambiental. Na Chapada dos Veadeiros, a preservação também depende do visitante. Por isso, segue-se o lema: “Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de saudades”. A região também é um espaço de estudos e pesquisas científicas e luta para manter sua estrutura a fim de perpetuar para mais e mais gerações.

Serviço

Chapada Week 2023

Quando: 8 a 19/3

Onde: Chapada dos Veadeiros (GO)

O que é: uma semana de descontos de 10% a 50%  em mais de 70 estabelecimentos e serviços

Informações: Instagram / @chapadaweek

Como chegar: o aeroporto mais próximo é o de Brasília (DF).

Portas de entrada: as cidades de São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás/São Jorge, Cavalcante e Colinas do Sul.

Confira todos os participantes no site Chapada Week 2023

Fonte: O Tempo

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA