
A Corregedoria-Geral do Ministério Público de Goiás (MPGO) realizou, nos dias 18 e 19 de junho de 2026, Correição Ordinária nas Promotorias de Justiça das Comarcas de São Domingos e Cavalcante. Os trabalhos foram presididos pela Procuradora de Justiça Yara Alves Ferreira e Silva, corregedora-geral substituta, acompanhada pela 2ª promotora de Justiça corregedora, Jonisy Ferreira Figueiredo.
Em São Domingos, os trabalhos tiveram início no dia 18 de junho, às 9 horas, na sede da Promotoria de Justiça, com a presença do promotor de Justiça André Luís Ribeiro Duarte e de integrantes do quadro auxiliar. No dia 19 de junho, também às 9 horas, a correição prosseguiu em Cavalcante, com sessão realizada na sede da Câmara Municipal, contando com a presença da promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto, dos integrantes do quadro auxiliar e de autoridades e membros da comunidade local. A atividade correcional observou o disposto na Lei Orgânica do MPGO, no Regimento Interno da Corregedoria-Geral e no Edital de Correição Ordinária n. 149/2026.
Durante a sessão em Cavalcante, integrantes da comunidade local prestaram expressivo reconhecimento à atuação da promotora Úrsula Catarina. Os depoimentos destacaram o modo humano com que exerce a função ministerial e a forma como se integrou ao território, com proximidade às pessoas, escuta qualificada e compreensão da realidade local. Foi ressaltada, ainda, a relação de confiança construída com a população e o compromisso com a transformação social e com a defesa dos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente na proteção de crianças e adolescentes e no fortalecimento da rede de atendimento local.

Em paralelo aos trabalhos correcionais, a corregedora-geral substituta e a promotora de Justiça corregedora desenvolveram atividades de acompanhamento da atuação ministerial e de aproximação com a comunidade.
Na manhã do dia 18 de junho, acompanhadas do promotor de Justiça André Luís Ribeiro Duarte, visitaram o Instituto Médico Legal (IML) de Campos Belos, estrutura inaugurada em dezembro de 2013 a partir de mobilização social articulada pelo MP, no âmbito do programa Ministério Público Social Construtivo, sem o emprego de recursos públicos em sua construção. O espaço abriga uma circunscrição da Polícia Técnico-Científica e a 1ª Delegacia de Polícia de Campos Belos, com salas de necropsia, de raios X e laboratório de toxicologia, entre outras dependências, e atende municípios como Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Divinópolis, São Domingos e Alto Paraíso. Antes, o serviço de medicina legal mais próximo ficava a cerca de 400 quilômetros de distância, em Formosa.
Na tarde do mesmo dia, acompanhadas da promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes, as corregedoras visitaram a Comunidade Quilombola Kalunga de Diadema, em Teresina de Goiás, onde vivem centenas de pessoas. Na comunidade, de difícil acesso, elas participaram de conversa com os moradores sobre abuso infantil e violência doméstica. No local, funciona a Casa de Apoio Ebenézer, destinada ao atendimento a famílias, com foco em educação, saúde, esporte, cultura e assistência social. No mesmo espaço funciona a Clínica Kalunga de Saúde, cujos consultórios médico e odontológico foram equipados em dezembro de 2024 por meio de doação viabilizada pelo MPGO, no âmbito do programa Destinação Articulada dos Acordos do Ministério Público de Goiás, coordenado pelo Núcleo de Incentivo à Autocomposição do MPGO, ampliando o acesso à saúde em comunidade tradicional de difícil acesso.
Fonte: MPGO




