No último sábado, o povoado Extrema, localizado no município de Posse (GO), enfrentou uma situação preocupante quando uma empresa terceirizada da Equatorial tentou substituir um transformador.
A comunidade havia alertado sobre um vazamento de óleo, mas, mesmo assim, as operações continuaram, resultando em um incêndio devastador.
O fogo consumiu certa de 10 hectares, moradores e o Corpo de Bombeiros conseguiram controlar e acabar com o fogo.
Essa ocorrência é apenas mais um capítulo em um longo histórico de desafios enfrentados pelos moradores em relação à segurança elétrica.
Os cidadãos do povoado de Extrema têm levantado suas vozes há anos, reclamando da fiação inadequada e dos postes de madeira que, além de obsoletos, são propensos a causar curtos-circuitos.
Essa situação não só compromete a segurança, mas também coloca em risco a integridade das propriedades e a vida dos moradores. É crucial que a Equatorial escute as demandas da população e tome medidas decisivas para corrigir essas falhas na infraestrutura elétrica.
Com o recente incêndio, tornou-se ainda mais evidente que a troca dos postes de madeira é uma prioridade. Esses postes, que não suportam as demandas atuais, têm evidenciado suas limitações em várias ocasiões.
Ressaltando que parte da comunidade já tem postes de concreto.
A comunidade pede, de forma clara e urgente, que a Equatorial inicie um plano de revitalização da rede elétrica local, substituindo os postes vulneráveis por modelos mais seguros e adequados.
Nota da Equatorial
A Equatorial Goiás ressalta que registrou demanda sobre falta de energia de vários clientes no Povoado Extrema, em Posse, às 08h58 de sábado (14). Um transformador que atende a rede local estava danificado.
Equipes atuaram no local e substituíram o equipamento, com serviço finalizado às 00h50 do mesmo dia. Durante o atendimento, não constou situação de incêndio no local. A distribuidora informa ainda que não possui registro de ruptura de cabos ou defeito em equipamentos que possam estar relacionados ao incêndio no local citado na reportagem. E esclarece que qualquer conclusão, neste momento, pode ser precipitada, já que exige conclusões com base em laudos e provas para confirmar a origem do fogo.
Os clientes podem entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento para registros de ocorrências:
* Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
* Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
* Call Center 0800 062 0196;
* Atendente Virtual Clara no WhatsApp (62) 3243-2020