Depois de ser o primeiro Goiano a obter o Doutorado em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e após 2 Pós-doutorados no Canadá, realizo o grande sonho em me tornar Professor Adjunto em uma Universidade Pública de projeção internacional, e com a possibilidade de criar um grupo de pesquisa de vanguarda e competitivo na área oncológica.
Atualmente, ministro a disciplina de Biologia Molecular para a Graduação e em breve, fundarei o meu próprio laboratório de pesquisa intitulado “Laboratório de Regulação e Expressão Gênica (LabReg)”. Em breve, farei parte do corpo docente da Pós-graduação em Biociências da UERJ, onde pretendo orientar alunos de Mestrado e Doutorado, além de ministrar disciplinas voltadas à Biologia Molecular do Câncer.
Como Professor, pretendo contribuir com a formação de alunos éticos e competentes, capazes de serem criativos e que desafiem as fronteiras do conhecimento. Além de atuar na divulgação científica para que todos possam desenvolver o senso crítico acerca do método científico e dos avanços da medicina.
Como Pesquisador, pretendo estabelecer linhas de pesquisa jamais realizadas no Brasil até o momento, aplicando o conhecimento adquirido no Canadá envolvendo a geração de culturas celulares primárias provenientes de amostras de pacientes, buscando a compreensão dos mecanismos celulares e moleculares da iniciação e progressão do câncer. Também aplicarei o que aprendi no grupo do Dr. Robert Korneluk, um dos maiores cientistas da história do Canadá, sobre a descoberta de novos alvos terapêuticos visando a morte celular programada em tumores.
Este é o início de uma nova jornada com novos desafios, mas sinto-me confiante de que farei o melhor para avançarmos na expansão e difusão do conhecimento sobre a biologia do câncer.
Por Bruno Pires