A Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, está comemorando a oportunidade de uma paciente da hemodiálise ter sido beneficiada com um transplante de rim. A dona de casa Helena Soares Magalhães conseguiu um doador compatível e foi submetida a esse transplante no Hospital Universitário de Brasília.
Segundo a diretora-geral da policlínica, Silvana Mofardini, a notícia chegou com alegria para toda a equipe e para a paciente, por ser um sonho de todos os doentes renais crônicos. “É uma alegria para a paciente, e todos nós comemoramos com ela a oportunidade rara de conseguir um transplante de rim. Por mais que tenhamos cuidado e apreço por nossos pacientes, a chance de um doador é muito especial e precisa ser aproveitada”, frisa.
Helena fazia hemodiálise desde 2019 e foi integrada ao grupo de hemodiálise da Policlínica de Formosa em julho deste ano. Há uma interação entre pacientes, equipe multiprofissional, médicos e enfermeiros. Os pacientes são assistidos por assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e médicos, todos com especialização para cuidar de doentes renais crônicos.
Ela estava na fila de receptores da Central Nacional de Transplantes, e a oportunidade de um doador compatível surgiu no Distrito Federal. Ela foi submetida ao transplante na semana passada, e a equipe da Policlínica de Formosa comemorou a oportunidade.
“Esperamos que tudo dê certo e ela seja muito feliz com essa nova realidade. Nossa atenção com ela e outros pacientes será sempre de muita dedicação e atendimento humanizado”, garante a diretora Silvana Mofardini.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto CEM