Já são 15 os municípios que aderiram ao programa Expresso Balcão, do Governo de Goiás, e oferecem mediação com atendimento presencial para os serviços disponíveis na plataforma.
A parceria com as prefeituras possibilita que os usuários se conectem com os serviços do portal Expresso (www.expresso.go.gov.br), com o apoio de um servidor da prefeitura como intermediário, o que facilita a vida daqueles que não possuem acesso à internet ou que preferem a interação presencial.
O Expresso Balcão já está em funcionamento nas cidades de Carmo do Rio Verde, Cristianópolis, Divinópolis, Gameleira, Goianápolis, Joviânia, Montividiu, Mundo Novo, Nova América, Porteirão, Rio Quente, São Domingos, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia e Varjão.
Até o final deste semestre serão 30 cidades, no total.
O programa oferece um leque de serviços digitais. É possível realizar, por exemplo, alterações de CNH ou veículos, consulta a boletins de ocorrência, segunda via de faturas de água e esgoto, emissão de carteira de trabalho e previdência social, consulta a débitos por CPF, entre outras atividades.
A iniciativa do Expresso Balcão tem como objetivo levar atendimento para serviços públicos estaduais às cidades que ainda não possuem outro ponto de atendimento físico, como uma unidade Vapt Vupt.
Expresso
O Expresso foi criado com o propósito de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços estaduais e oferece hoje mais de 100 atividades, de forma digital, por meio do site expresso.go.gov.br ou do aplicativo Expresso Goiás.
As demais modalidades – Expresso Balcão, Totem e Correios – surgiram da sensibilidade de ofertar o acesso ao Expresso aos cidadãos que ainda não possuem meios para se conectar à internet ou têm pouca familiaridade no uso de equipamentos tecnológicos.
Desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e as secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Geral da Governadoria (SGG), o Expresso recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários.
Editado por Dinomar Miranda, via Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás