Escrito e dirigido pelo cineasta anapolino Érico Rassi, o longa-metragem “Oeste Outra Vez” está entre os filmes brasileiros inscritos para disputar uma vaga no Oscar 2026. A lista das produções nacionais que podem representar o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional foi divulgada recentemente pela Academia Brasileira de Cinema.
O filme tem raízes genuinamente goianas: foi rodado na Chapada dos Veadeiros, com destaque para o município de São João da Aliança, levando para as telas a força e a beleza do sertão de Goiás.
A produção reúne grandes nomes do cinema brasileiro, como Ângelo Antônio, Babu Santana, Rodger Rogério e Adanilo Reis, além da participação especial do veterano Antônio Pitanga.
“Oeste Outra Vez” já conquistou reconhecimento internacional. Foi o grande vencedor do 52º Festival de Cinema de Gramado, recebendo os prêmios de Melhor Filme, Melhor Fotografia (André Carvalheira) e Melhor Ator Coadjuvante (Rodger Rogério).
Sinopse do filme
A trama acompanha Totó e Durval, dois homens marcados pela rudeza do sertão que, após serem abandonados pela mesma mulher, não conseguem lidar com suas fragilidades e acabam se voltando violentamente um contra o outro.
Apesar da inscrição, a vaga ainda não está garantida. Ao todo, 16 filmes brasileiros se inscreveram na disputa. No dia 8 de setembro, a Academia divulgará a pré-lista com apenas seis títulos selecionados.
Em 15 de setembro, será anunciado qual deles representará oficialmente o Brasil no Oscar 2026. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos permite que cada país indique apenas um filme por ano para concorrer na categoria internacional.
Ver essa foto no Instagram