Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Notícias»Fogo na caixa d’água
Notícias

Fogo na caixa d’água

RedaçãoPor Redação6 de agosto de 2022
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e representa quase um quarto do território nacional. É a nossa savana, a mais rica em espécies de todo o planeta, contando com mais de 12 mil variedades de plantas e abrigando mais de 30% dos tipos de seres vivos identificados no País.

Além disso, nosso Cerrado é a nascente de oito importantes bacias hidrográficas, entre elas as do Araguaia, do Prata e do Tocantins, rendendo-lhe o apelido de “caixa d’água do Brasil”. No entanto, o imponente Cerrado está sob risco, pois essa caixa d’água está literalmente pegando fogo.

Antigamente, nas lavouras ou em pastos da área de Cerrado – mas não só –, costumava-se usar a técnica de queimadas para “renovar” a terra para o novo plantio. À época, não tínhamos a noção cultural de que essa prática causava danos ao meio ambiente. Além da prática humana, o próprio Cerrado já é um bioma que favorece o aparecimento de queimadas por causas naturais, no período de estiagem. Esses fatores, juntamente às práticas criminosas que em diversos momentos pudemos observar, têm gerado uma situação de extremo risco e de irreversibilidade na destruição do Cerrado.

Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de maio, o bioma registrou 96% mais queimadas que no mesmo mês em 2021. Obviamente, agricultores e pecuaristas já evoluíram muito em suas práticas e usam atualmente técnicas e tecnologias muito mais avançadas. Não podemos apontá-los mais como os maiores responsáveis pelas queimadas no Cerrado brasileiro. Seria inverter uma responsabilidade do Estado, mas que, no entanto, não tem conseguido sozinho cumprir seu papel de preservação ambiental, pela inexistência de um programa do governo federal direcionado a preservação e combate a incêndio no bioma.

Lutamos ano após ano heroicamente para combater os milhares de incêndios que acontecem no nosso bioma, mas apenas o heroísmo não conseguirá preservar o Cerrado

Goiás possui 23 unidades de conservação estadual, como os da Serra Dourada, Terra Ronca, Pireneus, Parque das Emas e Chapada dos Veadeiros, entre muitos outros. Quando estive à frente da gestão do Corpo de Bombeiros, entre 2011 e 2018, criamos a Operação Cerrado Vivo, treinando e qualificando tropas especializadas e fazendo parcerias para o trabalho de preservação e combate aos incêndios.

Infelizmente, o Cerrado não tem recebido a atenção do governo federal, como acontece com outros biomas, como a Amazônia ou a Mata Atlântica. Sua conservação tem sido única e exclusivamente, exceto pelos parques federais, preocupação dos governos estadual e municipais, sem receber qualquer verba ou incentivo federal.

É inacreditável que o segundo maior bioma brasileiro, que concentra cerca de 30% das espécies do País e de onde partem importantes bacias hidrográficas nacionais, como dissemos, não receba qualquer auxílio federal e incentivo aos programas de preservação ambiental.

Nós goianos, bombeiros militares e parceiros voluntários, lutamos ano após ano heroicamente para combater os milhares de incêndios que acontecem no nosso bioma, mas apenas o heroísmo não conseguirá preservar o Cerrado. Esse cenário poderia ser muito diferente se o programa Operação Cerrado Vivo recebesse incentivo, verba e recursos humanos repassados diretamente pelo governo federal. Essa luta é nossa e de toda a população goiana.

Carlos Helbingen Júnior é coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Fonte: Jornal Opção

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorPolícia Civil de Posse-GO prende em flagrante homem por posse ilegal de arma de fogo; ele é acusado de “tocar o terror” em comunidade
Próximo Matéria Polícia Civil prende em flagrante homem que agrediu companheira em Posse-GO

Postagens Relacionadas

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Iaciara-GO

22 de janeiro de 2026

Acidente entre duas motocicletas deixa feridos em Iaciara-GO

21 de janeiro de 2026

Suspeito é localizado após denúncia de tentativa de estupro em Simolândia-GO

21 de janeiro de 2026

Princípio de incêndio é registrado em laboratório do IF Goiano, em Posse-GO

21 de janeiro de 2026

Polícia prende homem com mandado de prisão em aberto em Campos Belos-GO

21 de janeiro de 2026

Perseguição na GO-110 termina com apreensão de maconha e munições em Iaciara-GO

21 de janeiro de 2026
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) já está disponível em Guarani de Goiás

22 de janeiro de 2026

Bombeiros capturam tamanduá que entrou em estabelecimento comercial em Posse-GO

22 de janeiro de 2026

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Iaciara-GO

22 de janeiro de 2026

Prefeitura de Simolândia-GO lança sistema virtual com inteligência artificial para atendimento ao cidadão

22 de janeiro de 2026
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.