Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Goiás decreta emergência zoossanitária preventiva contra a gripe aviária
Cidades

Goiás decreta emergência zoossanitária preventiva contra a gripe aviária

RedaçãoPor Redação19 de maio de 2025
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou neste sábado (17/5), o decreto n° 10.693 de situação de emergência zoossanitária no estado de Goiás para mitigação de risco da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

De forma preventiva, a medida visa reforçar as ações, já desenvolvidas em território goiano, de vigilância, prevenção e pronta resposta diante do cenário nacional da doença, mesmo sem qualquer registro da gripe aviária no Estado até o momento, seja em granjas comerciais ou de subsistência, assim como em aves silvestres.

A decisão da Agrodefesa acompanha diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que prorrogou por 180 dias, por meio da Portaria nº 784/2025, a vigência da emergência zoossanitária nacional declarada em 2023.

O foco é ampliar o trabalho preventivo, já que o próprio Mapa confirmou na última quinta-feira (15/05) a detecção do vírus da influenza aviária em matrizeiro de aves comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Em agosto de 2023, Goiás já havia publicado o Decreto nº 10.297, que estabeleceu situação de emergência zoossanitária, de forma preventiva, para mitigação do risco da gripe aviária no Estado. O decreto estadual valeu por 180 dias, a partir da data da publicação, e foi prorrogado por algumas vezes.

A publicação do novo decreto em Goiás, que tem validade de 180 dias, busca alinhar o Estado às medidas já adotadas em nível federal, garantindo agilidade na mobilização de recursos e na implementação de ações imediatas em caso de eventual foco da doença no território goiano.

O decreto permitirá o reforço da coordenação entre instituições públicas e privadas, ampliando a eficácia das medidas de biossegurança e controle sanitário.

“Essa é uma medida estratégica e necessária. Goiás tem um papel relevante na avicultura nacional e precisamos proteger nossos plantéis e nossa economia com ações rápidas e coordenadas”, destaca o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

A avicultura é um dos pilares do agronegócio goiano e brasileiro. Em 2024, o Brasil produziu cerca de 15 milhões de toneladas de carne de frango, mantendo-se como o maior exportador mundial do produto.

Goiás ocupa a 4ª posição no ranking nacional de produção de aves, com destaque para os polos de Itaberaí e Rio Verde — o 2º e o 6º maiores produtores do Brasil, respectivamente. O setor emprega diretamente mais de 240 mil pessoas no estado.

“Manter Goiás livre da influenza aviária é essencial para garantir a segurança alimentar, a sanidade animal e a continuidade dos mercados internacionais, que reconhecem a qualidade e a sanidade da produção avícola brasileira. Com a decretação da situação de emergência, o Estado poderá assegurar ações mais céleres, desde a vigilância ativa até a contenção e erradicação de possíveis focos, caso surjam”, reforça o presidente José Ricardo Caixeta Ramos.

Objetivos

Goiás decreta emergência zoossanitária preventiva contra a gripe aviária
Decreto visa mitigar risco da entrada de doença no estado (Foto: Agrodefesa)

Entre os principais objetivos do decreto de emergência zoossanitária estão garantir suporte técnico, logístico e financeiro para ações emergenciais, mitigar o risco de entrada da doença nos plantéis comerciais, fortalecer a integração institucional e o monitoramento contínuo, proteger a saúde humana e animal, conforme os princípios da Saúde Única e manter a estabilidade econômica e comercial do setor avícola goiano.

“A Agrodefesa reforça que a população, produtores e demais elos da cadeia produtiva devem manter atenção redobrada às medidas de biosseguridade e comunicar imediatamente qualquer ocorrência suspeita de doença em aves por meio dos canais oficiais da Agência”, explica o diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira.

Destaques
Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorColisão frontal deixa sete feridos na BR-020
Próximo Matéria Salto do Itiquira: a maior queda d’água acessível do país que tem trilha de pedras e poços para banho
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Mambaí-GO celebra 67 anos com história, belezas naturais e potencial turístico em expansão

14 de novembro de 2025

Nova Roma-GO celebra 67 anos e mira desenvolvimento impulsionado pelas terras raras

14 de novembro de 2025

Divinópolis de Goiás completa 67 anos: Terra simples, de gente acolhedora 

14 de novembro de 2025

Iaciara-GO, terra de gente forte, celebra 67 anos de história

14 de novembro de 2025

Semad apresenta na COP30 programa que paga produtores do Nordeste Goiano para manter o Cerrado em pé

12 de novembro de 2025

Prefeito de Guarani de Goiás visita a Casa de Apoio Pró-Saúde, em Goiânia

12 de novembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Cavalo leva tiro, passa horas agonizando e precisa ser sacrificado, em Cavalcante-GO

14 de novembro de 2025

Carreta carregada com fardos de algodão pega fogo no distrito Rosário-BA

14 de novembro de 2025

Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida JK, em Posse-GO

14 de novembro de 2025

Mambaí-GO celebra 67 anos com história, belezas naturais e potencial turístico em expansão

14 de novembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.