O Governo de Goiás vai notificar pelo menos 30 proprietários de imóveis rurais para que paguem multa pelos incêndios que castigaram a região da Chapada dos Veadeiros, no Norte e Nordeste goiano. Os incêndios ocorreram nas últimas semanas e mais de 70 mil hectares foram destruídos.
O levantamento das propriedades que serão responsabilizadas foi feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) com auxílio de imagens de satélite.
As notificações ocorrem no âmbito de uma operação que teve início em 6 de outubro, envolvendo fiscais da Semad, militares do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar de Goiás (PMGO), e agentes da Polícia Civil de Goiás (PCGO).
Provocar incêndio em vegetação nativa resulta em multa de R$ 10 mil por hectare destruído. Caso as queimadas afetarem ou forem cometidas em zona de amortecimento de unidade de conservação — como é o caso da Chapada, que integra a Área de Preservação Ambiental (APA) de Pouso Alto — o valor das multas deve ser aplicado em dobro, até o limite de R$ 50 milhões.
Em um dos casos, um único proprietário pode ser responsabilizado pela devastação de 30 mil hectares.