InícioNotíciasIncêndio destruiu 5 mil fardos de algodão na fazenda Panorama do Grupo...

Incêndio destruiu 5 mil fardos de algodão na fazenda Panorama do Grupo SLC Agrícola

O incêndio que atingiu a fazenda Panorama do grupo SLC Agrícola, em Correntina, na região oeste do estado, na terça-feira (02), foi debelado, após 24h horas de trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e de Goiás.

A contenção do fogo ocorreu na manhã de terça-feira e terminou na quarta-feira (03).

Segundo o corpo de Bombeiros, a parceria entre as equipes ajudou a acelerar o trabalho que precisou de brigadistas da fazenda e carros-pipa também do empreendimento.

“O trabalho foi bem coordenado e o esforço de todas as equipes, bombeiros da Bahia, bombeiros de Goiás e brigada da fazenda, foi fundamental para evitar a propagação do incêndio”, explicou.

O incêndio atingiu dois galpões de armazenamento de algodão. As equipes conseguiram evitar que as chamas atingissem a usina de beneficiamento do algodão, que fica numa área próxima. A extinção total das chamas ocorreu na manhã de quarta. Ninguém ficou ferido.

Cerca de 5.000 fardos de algodão com 230 Kg cada (mais ou menos 1.150 toneladas de algodão), foram destruídos pelo fogo.

Nota da SLC Agrícola sobre Incêndio na Fazenda Panorama

A SLC Agrícola informa que na manhã de terça-feira, 02 de janeiro de 2024, por volta das 6h40, deu-se início a um incêndio na Fazenda Panorama, localizada em Correntina-BA, sem vítimas. A causa do fogo, que começou no galpão de armazenamento de algodão, ainda está sendo apurada, mas sabe-se que cerca de 5 mil fardos foram atingidos. A unidade de beneficiamento de algodão não foi diretamente atingida pelo fogo, contudo a beneficiadora entrará em manutenção preventiva antecipadamente e voltará a operar em julho de 2024.

Devido a paralisação temporária, aproximadamente 19% do algodão da fazenda que ainda precisa ser beneficiado, correspondente à aproximadamente 21.000 fardos de algodão será enviado para beneficiamento na Fazenda Paysandú, também localizada no munícipio de Correntina-BA.

As chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros das cidades de Posse-GO, Luís Eduardo Magalhães-BA e Barreiras-BA, com apoio da Brigada de Incêndio e Emergência da companhia.

A Fazenda Panorama produz algodão, soja e milho e conta com uma equipe de brigadistas preparada para apoiar e enfrentar, de forma adequada essas situações. Assim como uma estrutura protecional própria para atender possíveis sinistros com ambulância, caminhão bombeiro, hidrantes, extintores, abafadores, bomba costal, reserva técnica para incêndio (RTI), entre outros.

Todas as medidas para solucionar o incidente foram tomadas pela SLC Agrícola, que segue investigando as causas do incêndio e agradece o apoio dos bombeiros, a ABAPA (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) e comunidade vizinha.

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA