Um incêndio florestal matou um potro e deixou a égua, mãe do bichinho, ferida. Ela ficou por ali, não arredou pé do local, numa vã tentativa de salvar o filhinho.
O fogo atingiu uma fazenda às margens da GO-110, na região de paiol velho, neste domingo (18), na cidade de Campos Belos (GO), nordeste do estado.
Com a sequidão do clima, do calor extremo e da palhada que se transformou o pasto, as chamas se espalharam rapidamente.
O Corpo de Bombeiros de Campos Belos (GO) chegou ao local rapidamente, mas pouco pode fazer, a não ser isolar o fogo e evitar que ele se espalhasse mais ainda.
Os animais ficaram presos no pasto e por sorte a mãe do potro conseguiu sobreviver.
Mais incêndio
Os militares do 4º Pelotão de Campos Belos passaram o dia de domingo também tentando apagar outro incêndio florestal, este atacando fazendas aos fundos da sede do Instituto Federal Goiano (IF-Goiano), nas proximidade da área urbana do município.
Infelizmente pouco se pode fazer. Voluntários ajudaram no controle das chamas.
Efetivo baixo
A instalação do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros foi uma luta da comunidade e também deste Blog, que por anos a fio cobrou a chegada da tropa especializada na cidade, distante mais de 350 km de Posse (GO), onde tem um quartel.
Hoje observa-se que o efetivo do 4º Pelotão de Campos Belos ainda é pequeno e insuficiente para as demandas, em especial neste período entre junho e outubro, de época da secura extrema.
Sob sigilo, militares têm afirmado que o efetivo de Campos Belos é baixo e precisam de reforços, com urgência.
O clamor tem que ser ouvido pelos políticos locais, com a respectiva pressão junto a Goiânia.
Fonte e texto: Dinomar Miranda