O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Superintendência em Goiás (Surgo), e o Conselho Regional de Química da 12ª Região (CRQ-12) fiscalizaram, na terça-feira (05/08), uma fábrica de tintas em Campos Belos (GO).
Durante a inspeção, foi identificada uma balança não automática com erro acima do permitido, registrando peso inferior ao real. O equipamento era usado tanto na formulação quanto na conferência final do peso das tintas. O problema foi comprovado com padrões oficiais.
Também foram encontradas embalagens sem a indicação quantitativa obrigatória, ou seja, sem o peso líquido. A equipe do CRQ apontou ainda outras irregularidades relacionadas à legislação da área química.
A empresa foi autuada pelos dois órgãos e terá prazo legal para apresentar defesa e corrigir as falhas.
Segundo o superintendente da Surgo, Clodoaldo José Ferreira, a operação conjunta reforça a importância da fiscalização integrada para proteger o consumidor e garantir o cumprimento da lei. “A ação serve de alerta para outras indústrias da região sobre a necessidade de manter processos e equipamentos dentro das normas”, afirmou.